Ícone do site Quantum Finance

Streaming: veja o desempenho das principais empresas do setor na Bolsa

Streaming: O desempenho das principais empresas do setor na Bolsa

Fonte: Quantum Finance

Quais plataformas de streaming você assina atualmente? Netflix, Globoplay, HBO Max, Disney+ e Apple TV são alguns exemplos do serviço que tem ganhado cada vez mais espaço quando pensamos em entretenimento na atualidade.

O mercado de streaming movimenta bilhões de dólares anualmente e as empresas do setor não passam despercebidas na B3. Por isso, hoje trazemos para você um panorama do desempenho das companhias que comercializam as plataformas favoritas dos brasileiros.

A maior parte dos serviços de streaming oferecidos no Brasil são de responsabilidade de empresas estrangeiras, como é o caso de Netflix, Amazon.com e Walt Disney. Nesse caso, os investidores brasileiros podem investir no setor, de maneira prática, através dos Brazilian Depositary Receipt, os BDRs.

Os BDRs são títulos emitidos no Brasil que representam ações ou outros ativos de empresas estrangeiras.

Agora, vamos ao panorama do mercado e, no final do post, confira o desempenho dos principais BDRs de streaming na B3.

Mercado de streaming enfrenta instabilidade após boom na pandemia

A crise sanitária causada pela pandemia de Covid-19 impactou negativamente as  bilheterias de cinema pelo mundo.

Com o distanciamento social e o fechamento do comércio, o setor, que chegou a movimentar mais de US$ 40 bilhões em 2019 somente com bilheterias, viu esse número cair para US$ 12 bilhões em 2020. Os dados são da consultoria Comscore.

Sair era arriscado e as populações mundo afora se recolheram em casa. O cenário ofereceu uma oportunidade única para o crescimento dos serviços de streaming. As plataformas de streaming ofereciam um catálogo repleto de filmes e séries a um preço bem inferior aos serviços de TV a cabo.

O serviço caiu no gosto dos consumidores, que somaram 1,1 bilhão de assinaturas em 2020, um aumento de 26% em relação ao ano anterior, segundo a Motion Picture Association, que representa estúdios de Hollywood.

O crescimento impulsionou os investimentos de companhias como Netflix e Walt Disney em produções originais e movimentou aquisições e fusões de empresas no mercado de mídia.

No entanto, o ano de 2022 trouxe um novo momento para o setor de streaming, marcado pela crescente concorrência, inflação global, alta nos preços das assinaturas e, ainda, pela queda no número de novos assinantes de algumas das principais plataformas.

Como estão as empresas do setor de streaming atualmente?

O cenário parece desafiador e o mercado de streaming – e de mídia, em geral – vive um momento de estabilidade.

De acordo com a Bloomberg, as principais companhias de mídia americanas tiveram perdas superiores aos benchmarks nas bolsas americanas em 2022, por exemplo.

No Brasil, a Netflix segue liderando a preferência dos consumidores com 30% de participação no mercado, embora tenha anunciado mudanças na política de preços que não agradaram o público.

Amazon Prime (20%), Disney+ (15%), HBO Max (12%), GloboPlay (8%) e Star+ (6%) vêm na sequência. Os dados são da consultoria JustWatch e consideram o primeiro trimestre de 2023.

Reunimos aqui algumas informações dos últimos balanços financeiros das principais empresas do setor. Em seguida, confira o desempenho dos BDRs na B3.

A Netflix, Inc é provedora do serviço de streaming que leva o mesmo nome da companhia e está presente em mais de 190 países.

A empresa divulgou recentemente o balanço do primeiro trimestre de 2023, quando registrou lucro líquido de US$ 1,3 bilhão. O resultado representou uma queda de 18,3% em relação ao mesmo período de 2022.

Por outro lado, a Netflix teve saldo de 1,75 milhão de novos assinantes no período, além de um crescimento de 3,7% na receita, que fechou o primeiro trimestre em US$ 8,16 bilhões.

A companhia tem feito esforços recentes para endurecer os limites de compartilhamento de senhas entre os usuários assinantes.

A Walt Disney Company é uma das maiores companhias de mídia e entretenimento do mundo, tendo sob seu guarda-chuva subsidiárias como a Walt Disney Pictures, Walt Disney Animation Studios, Pixar, Marvel Studios, a gigante de Hollywood 20th Century Studios, entre outras.

A dona do icônico personagem Mickey Mouse também está presente com força no setor de streaming, oferecendo produtos como Disney+, Star+ e Hulu.

Em fevereiro, a companhia divulgou balanço relativo ao primeiro trimestre fiscal de 2023, quando registrou queda de 17,6% no número de assinantes do Disney+ em relação ao mesmo período do ano anterior.

Gigante do e-comerce e da tecnologia, a Amazon.com Inc também está presente no setor de streaming, através do Prime Video.

O serviço é oferecido no pacote de benefícios Amazon Prime, que inclui benesses como frete grátis em produtos no e-commerce e plataformas de música e livros sob demanda.

De acordo com a Fortune Global 500, a Amazon é a empresa com a segunda maior receita no mundo, no valor de US$ 469,8 bilhões em 2021.

Marca mais valiosa do mundo de acordo com o banco de dados BrandZ, a Apple tem um pé no mercado de streaming com as produções aclamadas da Apple TV.

A empresa registrou quedas no lucro (3,4%) e na receita (2%) no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022.

Em contrapartida, a vertical de serviços da empresa, que inclui plataformas como iCloud e Apple TV, obteve aumento de 5% nas vendas.

A Warner Bros. Discovery é uma das das empresas figurinhas carimbadas dos estúdios de Hollywod, e também tem grande porção do mercado de streamings.

A companhia tem como algumas das subsidiárias mais notáveis a DC Comcis, a Warner Bros. Entertainment, a Warner Animation Group e a HBO.

Desde 23 de maio, os serviços de streaming da Warner, Discovery+ e HBO Max foram fundidos e deram origem a um novo serviço, o Max. A mudança estreou nos Estados Unidos e há a expectativa de que o serviço chegue ao Brasil no segundo semestre.

A Warner teve prejuízo de US$ 1,06 bilhão no primeiro trimestre de 2023. No entanto, o HBO Max chegou a 97,6 milhões assinantes, um crescimento de 7,7% em relação ao ano anterior.

Outra gigante de mídia dos Estados Unidos, a Paramount Global também está focada em “continuar impulsionando o crescimento do streaming”, segundo palavras do CEO da companhia, Bob Bakish.

No guarda-chuva da empresa estão subsidiárias como o estúdio de cinema Paramount Pictures e o serviço de streaming Paramount+, cuja receita cresceu 39% no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

No geral, no entanto, a Paramount Global registrou prejuízo de US$ 1,118 bilhão nos primeiros três meses do ano.

O desempenho dos BDRs de streaming

Agora vamos conferir o desempenho dos BDRs das empresas que ofertam os principais serviços de streaming do Brasil em comparação com o Global BDRX, índice de referência dos BDRs Não Patrocinados negociados na B3.

O levantamento traz os retornos no ano e nos últimos 12 meses. A data de fechamento é 02 de junho.

Até aqui em 2023, Amazon.com se destaca com o maior retorno, enquanto Walt Disney e Paramount Global acumulam perdas no ano.

Veja os resultados:

Fonte: Quantum Finance

Acompanhe o desempenho de todos os BDRs da B3

Os BDRs são ótimas opções para quem quer se expor aos mercados internacionais, especialmente pela facilidade de acesso aos ativos.

Com as soluções Quantum, os investidores e profissionais do mercado têm acesso a uma robusta base de dados com todos os BDRs negociados na B3. Assim, podem comparar os ativos e conferir informações completas sobre eles.

Preencha o formulário abaixo e descubra a melhor solução para você.

Sair da versão mobile