Ícone do site Quantum Finance

Gross Up: cálculo para comparar ativos isentos com tributados

Como comparar títulos isentos e tributados? Use o Gross Up

Imagem: Quantum Finance

O que rende mais: uma LCI com taxa de 97% do CDI, mas é isenta de imposto, ou um CDB que paga 115% do CDI, mas leva mordida do Leão, considerando o prazo de um ano? 

Para obter a resposta sobre qual ativo vale mais a pena em termos de retorno, você tem que utilizar o Gross Up

Já ouviu falar? 

O Gross Up é um cálculo aplicado no setor de investimentos, sobretudo, em renda fixa. Com ele, é possível comparar corretamente a rentabilidade de ativos isentos com tributados. 

É um método que auxilia na tomada de melhores decisões diante da enorme variedade de títulos e taxas disponíveis nas prateleiras dos bancos e corretoras. 

Há sempre uma enxurrada de ofertas e o Gross Up é uma das ferramentas para fazer escolhas. 

Por dentro do Gross Up

O Gross Up serve para colocar os títulos isentos na mesma base de análise com os tributados. 

Esse cálculo consiste em adicionar uma “alíquota de Imposto de Renda fictícia ou simulada” ao retorno bruto de um ativo que, pela regulação, não sofre incidência de tributo. 

Assim, chega-se a um valor como se ele fosse tributável. Você encontra uma taxa adequada ou equivalente com o IR para fazer comparações.

A partir desse método é possível:

  • Saber qual é o melhor investimento, por exemplo, uma LCI (isenta) ou um CDB (tributado).
  • Analisar o retorno de um portfólio que possui uma combinação de títulos de renda fixa – com incidência de IR e isentos – colocando tudo na mesma base comparativa.

Com o Gross Up, pode avaliar ainda, de forma mais precisa, o benefício fiscal de todos os ativos isentos. 

Ativos isentos: títulos e fundos

O cálculo de Gross Up pode ser aplicado em toda gama de ativos de renda fixa isentos como as LCIs (Letras de Crédito Imobiliário); LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio), CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) e CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio).

As debêntures incentivadas também podem ser comparadas com ativos tributados, usando o Gross Up. Isso também vale para fundos de debêntures incentivadas. 

Essas debêntures emitidas por empresas têm benefício fiscal, pois o intuito do governo é estimular os projetos de infraestrutura. 

Ao aplicar o Gross Up, você consegue comparar esses títulos e fundos isentos com os tributados como CDBs.

Nestes casos, há incidência de IR conforme a tabela regressiva. Os ganhos são tributados a uma alíquota máxima de 22,5% quando o prazo da aplicação é de até 180 dias e, no mínimo, 15% no prazo de dois anos ou mais. 

Entre 181 e 360 dias, o ganho dos investidores é tributado em 20% e entre 361 a 720 dias, em 17,5%. Vale mencionar que esses investimentos também estão sujeitos a cobrança de IOF para quem deixa o dinheiro na aplicação por menos de 30 dias. 

Gross Up no Quantum Axis: vantagens

Utilizando o Quantum Axis você dispensa a calculadora ou planilhas para fazer o cálculo do Gross Up

Tudo é feito de forma automática, com o método correto, aplicado pelos nossos experts no sistema. 

Isso significa precisão e ganho de tempo. 

Ao entrar no sistema, é só acessar o Comparador de ativos e depois no botão Criar CDB, LCI, COI e Índice.  

A funcionalidade também pode ser encontrada na seção de Comparação de Portfólios.

Então, vamos para exemplificar, vamos inserir um ativo isento no Quantum Axis para calcular o Gross Up e ver se rende mais ou menos do que um CDB que paga 115% do CDI

Selecionamos aleatoriamente uma LCI do Banco Santander com taxa de 97% do CDI e vencimento em 17/08/2023, para dar o passo a passo: 

Como você pôde ver, é só ajustar o indexador para CDI, colocar a taxa do título, o prazo de resgate e o emissor. 

E, logo abaixo, aparece a rentabilidade da LCI com Gross Up (ou seja, bruta), que é de 116,13% do CDI

Ou seja, essa LCI isenta é equivalente a um CDB que paga 116,13% do CDI (ativo que tem incidência de IR). Portanto, rende acima do CDB de 115% do CDI dentro da nossa análise. 

Desse modo, é possível avaliar quais os títulos ou fundos mais interessantes para as carteiras, respeitando os perfis dos investidores – seus objetivos, prazos desejados e nível de risco. 

Nessa mesma área, o Quantum Axis também oferece uma calculadora de Gross Up para consultas mais rápidas e simulações: 

Essa é uma ferramenta que facilita a vida de assessores de investimentos, consultores e gestores de patrimônio no atendimento aos clientes. 

Nesse post, como você observou, o Gross Up é um cálculo que coloca os ativos isentos e os tributados na mesma base comparativa, auxiliando na seleção dos mais adequados e alinhados com as expectativas dos investidores. 

Além de constar no Quantum Axis, funcionalidade Gross Up está disponível no Quantum Portfólio, Quantum Prev e Quantum Invest.

Um comparador de ativos completo e avançado

O nosso comparador de ativos é uma ferramenta poderosa, pois permite a comparações e análises envolvendo todos os ativos disponíveis no mercado brasileiro — ações, BDRs, ETFs, títulos de renda fixa públicos e privados, fundos de investimento de diversas categorias — ações, renda fixa, multimercados, investimentos no exterior e imobiliários.

Além disso, a base de dados da Quantum é uma das mais robustas, reunindo ativos offshore (exterior).

Veja as vantagens:

  • Busca rápida de qualquer ativo financeiro;
  • Compare características relevantes de ativos;
  • Faça análises de retorno e risco;
  • Veja carteiras de fundos;
  • Simule retornos brutos (Gross Up) e líquidos de taxas e tributos;
  • Gere relatórios em PDF e envie diretamente para seu e-mail ou dos seus clientes

 

Sair da versão mobile