Ícone do site Quantum Finance

BDRs líquidos mais rentáveis em 2022

Capa

Descubra os BDRs líquidos mais rentáveis de 2022, até o momento. Nesta análise de Carlos Heitor Campani, para o Investing.com , o especialista em Finanças analisa os BDRs de empresas disponíveis, e seleciona os 25 com maior liquidez de negociação que também possuam maior rentabilidade. Os dados para análise foram extraídos da plataforma da Quantum.

DESCUBRA OS 25 BDRs LÍQUIDOS MAIS RENTÁVEIS

Por Carlos Heitor Campani

Olá, pessoal! Hoje compartilho com vocês a lista dos 25 BDRs líquidos que estão com rentabilidade positiva em 2022 até o fechamento do mercado na última terça-feira, dia 29/3.

Com dados cedidos pela plataforma Quantum Finance, busquei todos os BDRs com dados disponíveis e encontrei um fabuloso número de 671 Brazilian Depositary Receipts. Destes, apenas sete são patrocinados: AURA 33 (Aura 360), G2DI33 (G2D Investments), GPIV33 (GP Investments), PPLA11 (PPLA Participations), STOC31 (Stone), XPBR31 (XP) e NUBR33 (Nu Holdings Ltd). Um BDR patrocinado é aquele emitido pela própria empresa emissora do papel original e que serve de lastro. Já um BDR não-patrocinado é emitido por qualquer instituição financeira.

A tabela abaixo lista o total de BDRs por país de origem e podemos perceber que a maioria esmagadora é, naturalmente, dos Estados Unidos.

 

ATENÇÃO PARA A FALTA DE LIQUIDEZ NO MERCADO DE BDRs

Neste mercado, o investidor precisa estar muito atento no que diz respeito à liquidez dos BDRs. Muitos deles passam dias sem ter ao menos uma negociação. Para se ter ideia, um BDR é negociado, em média, em apenas 48,1% dos pregões, (estatística apurada em 2022). É bem verdade que essa média é puxada para baixo por muitos BDRs que raramente negociam. Por exemplo, 156 BDRs foram negociados neste ano em 5% ou menos dos pregões. Esse número sobe para 225, se considerarmos os BDRs que negociaram em até 10% dos pregões.

Por outro lado, nem todos os BDRs sofrem com baixa liquidez: 195 deles foram negociados em 90% ou mais dos pregões deste ano. Ao todo, 141 BDRs tiveram negócios em todos os dias de pregão no ano, dentre eles BDRs de empresas bem conhecidas, tais como Zoom (SA:Z1OM34), Walt Disney (SA:DISB34), Walmart (SA:WALM34), Uber (SA:U1BE34), Tesla (SA:TSLA34), Spotify (SA:S1PO34), Pfizer (SA:PFIZ34), Netflix (SA:NFLX34), McDonalds (SA:MCDC34), Amazon (SA:AMZO34), Coca-Cola (SA:COCA34), Visa (SA:VISA34), Banco Santander (SA:BCSA34), Bank of America (NYSE:BAC) (SA:BOAC34)) e Alibaba (SA:BABA34), todos os BDRS patrocinados e muitos outros.

QUAIS SÃO OS 25 BDRs LÍQUIDOS QUE VÊM RENDENDO MUITO BEM EM 2022?

Cabe mencionar que trabalhei com a rentabilidade total de cada BDR, ou seja, que considera dividendos e eventuais desdobramentos, grupamentos, bonificações e demais eventos que podem acontecer. Em outras palavras, trabalho sempre com a rentabilidade que é recebida efetivamente pelo investidor. A análise contempla o ano corrente e foi realizada até o fechamento da última terça-feira, dia 29/3/2022. Lembro também que as rentabilidades apresentadas abaixo incorporam o efeito da variação cambial da moeda original onde o ativo é negociado.

Para expurgar o efeito iliquidez, analisei para efeito de rentabilidade em 2022 apenas os BDRs que foram negociados em no mínimo 90% dos pregões do ano, contemplando uma cesta de 195 ativos. De forma até surpreendente, apenas 25 BDRs se mostraram com rentabilidade positiva em 2022 no fechamento da última terça-feira. Decerto, a desvalorização do dólar frente ao real ajudou a empurrar os outros 170 BDRs líquidos para rentabilidades negativas. Dos 25 BDRs no azul, 11 deles apresentaram rentabilidades acima do Ibovespa no período (14,5%). Veja abaixo a lista desses BDRs.

 

Sair da versão mobile