Ícone do site Quantum Finance

Quais as Melhores Ações da Bolsa em Fevereiro? E em 2022?

Em análise para  Investing.com,  o professor e especialista Carlos Heitor Campani elabora um ranking com as melhores ações da bolsa em Fevereiro de 2022. Utilizando dados fornecidos pela Quantum, o especialista enumera os papéis com maior rentabilidade e aqueles com maior risco.

Faça download do estudo completo no final do artigo. 

Melhores Ações da Bolsa em Fevereiro de 2022

Por Carlos Heitor Campani

Compartilharei com vocês o levantamento que fiz sobre as ações (e units) que melhor performaram em fevereiro, bem como aquelas que foram muito mal. Além disso, para enriquecer a análise, apresentarei os mesmos rankings no consolidado para janeiro e fevereiro. Se um papel figurar simultaneamente nos dois rankings dos melhores papéis, isso demonstra consistência de resultados nos dois primeiros meses do ano.

A ideia também é colocar no radar papéis que podem estar despercebidos. Para dar mais amplitude à análise, trabalhei com o universo de constituintes do IBrA (Índice Brasil Amplo), atualmente o índice da bolsa brasileira com mais constituintes e que responde por 99% da liquidez da B3 (SA:B3SA3) neste mercado. Ao todo, 209 papéis foram analisados. O único ponto de atenção, caso o investidor se decida por acompanhar alguns dos papéis mencionados, é a liquidez. Alguns papéis têm liquidez muito menor daquela que estamos acostumados, como, por exemplo, em PETR4VALE3 e tantas outras blue chips.

Faz-se mister ressalvar que utilizo retornos totais, ou seja, que incorporam eventuais dividendos, juros sobre capital próprio (JSCP), desdobramentos, bonificações etc. Com isso, algumas das rentabilidades apresentadas a seguir podem não ser exatamente iguais à variação da cotação do papel no período em tela. Os dados para a análise me foram gentilmente disponibilizados pela plataforma Quantum Finance.

QUAIS OS 20 PAPÉIS QUE MAIS RENDERAM EM 2022?

Listo nas duas tabelas abaixo os 20 papéis com as melhores rentabilidades em fevereiro e no ano, respectivamente. Alguns papéis aparecem nos dois rankings. Deixarei a cargo de cada um identificá-los e tirar suas próprias conclusões.

Tabela: Ações com melhores rentabilidades em fevereiro

Tabela: Ações com melhores rentabilidades em fevereiro

Tabela: Ações com melhores rentabilidades em 2022

QUAIS OS 20 PAPÉIS QUE MAIS PERDERAM?

Seguem, abaixo, os dois rankings: fevereiro e no ano, nesta ordem. Note que quanto mais abaixo a posição do papel, pior foi a sua rentabilidade no período considerado. Investidores de Espaçolaser (SA:ESPA3) devem estar passando por maus bocados. Oportunidade para comprar barato? Não sei dizer olhando apenas essas tabelas, mas uma análise aprofundada da companhia é o caminho correto para se entender melhor o atual momento do papel.

Tabela: Ações com piores rentabilidades em fevereiro

 

Tabela: Ações com piores rentabilidades em 2022

QUAIS OS 20 PAPÉIS COM AS MELHORES PERFORMANCES EM FEVEREIRO E EM 2022?

Sabemos que o ranking de rentabilidades não considera o risco e, portanto, produz uma visão um tanto quanto míope. Por essa razão, apresento abaixo os 20 papéis com melhores performances ajustadas a risco em fevereiro e em 2022, segundo o índice Campani. Note que a volatilidade de SULA11 (SA:SULA11) em fevereiro (topo do ranking de rentabilidades) foi altíssima, mas boa parte dela foi o risco bom, ou seja, para cima: por esta razão, ela não foi tão penalizada no ranking.

Tabela: Ações com melhores performance em fevereiro

Tabela: Ações com melhores performance em 2022

QUAIS AS 20 PIORES PERFORMANCES DO IBRA EM FEVEREIRO E EM 2022?

As listas seguem abaixo. A pior performance em fevereiro foi da LEVE3 (SA:LEVE3). Já a pior performance no ano ficou com o já comentado papel da ESPA3.

Tabela: Ações com piores performance em fevereiro

Tabela: Ações com piores performance em 2022

 

Espero que tenham gostado. Escrevo com muito carinho e com o intuito único de compartilhar análises e temas que possam ser úteis a vocês. Jamais invista no escuro! Faça suas próprias análises e forme uma opinião própria e consistente antes de investir em uma empresa. Por fim, fica o convite para me seguir nas redes sociais, pois compartilho bastante conteúdo de educação financeira, de investimentos e de previdência.

  • Carlos Heitor Campani: Professor de Finanças do Coppead/UFRJ. Pesquisador, Consultor e Autor na área de Investimentos, Previdência, Finanças Pessoais e Finanças Corporativas.
  • Sistema de Dados e Informações Financeiras:  Quantum Axis
  • Fonte: Investing.com publicado em 04/3/2022
Sair da versão mobile