As 5 Melhores Ações da Bolsa em 2021 – Investing.com

5 Melhores Ações da Bolsa em 2021- Análise com dados Quantum

Compartilhe este post

As 5 Melhores Ações da Bolsa em 2021 – Investing.com

Quais as 5 melhores ações da Bolsa em 2021 até o momento? Quais são as mais robustas? Em mais uma análise de peso para profissionais do mercado e investidores, o expert em Finanças Carlos Heitor Campani se debruça sobre os dados das empresas do IBrX 100 – extraídos da plataforma Quantum – e tece uma série de insights sobre o comportamento do mercado.  A análise, publicada em sua coluna no Investing.com, é reproduzida na íntegra a seguir. Confira:

Quais são as 5 Melhores Ações da Bolsa em 2021? 

Por Carlos Heitor Campani

Olá, pessoal! Com o fechamento do segundo quadrimestre do ano, trago para vocês minha análise com os melhores papéis até então. Notem que trabalhei com o universo de constituintes do IBrX 100. Este índice é mais abrangente do que o Ibovespa e escolhe seus 100 constituintes pelos maiores índices de negociabilidade, funcionando como um ótimo filtro de liquidez. Qualquer análise de ações que não estejam neste índice precisa ser feita com extrema atenção, pois a baixa liquidez esconde riscos que retornos diários não conseguem capturar.

A análise considera todos os retornos diários de 2021 até o fechamento no dia 31 de agosto. É importante notar que utilizo retornos totais, ou seja, que incorporam eventuais dividendos, JSCP, splits, bonificações etc. Com isso, alguns dos retornos apresentados abaixo não serão exatamente iguais à variação da cotação do papel no período em análise.

Como critério de performance, sempre utilizo o índice Campani. Como explicado em meus artigos  (confira os publicados em  815 e 22 de maio de 2020), este índice tem a mesma interpretação que o famoso índice Sharpe (retorno médio por unidade de risco), mas utiliza métricas de retorno e risco conceitualmente corretas e bem fundamentadas.

Os 15 melhores papéis de Agosto

Listo abaixo os 15 papéis com as melhores rentabilidades em agosto.

Sabemos que rentabilidade não considera o risco e, portanto, apresento abaixo os 15 papéis com melhores performances ajustadas a risco no mês de agosto, segundo o índice Campani.

É interessante comparar os dois rankings. Note que a excelente rentabilidade da Embraer (SA:EMBR3) em agosto veio acompanhada de boa dose de risco ao cair da primeira para a sétima posição. Por outro lado, perceba que a Alpargatas (SA:ALPA4) possui volatilidade muito próxima (e também altíssima), mas se manteve na segunda posição em ambos os rankings. Isso é o resultado da correta separação entre o risco bom (de alta) e o risco ruim (de queda), algo que a volatilidade não faz, pois contabiliza desvios para cima e para baixo da mesma maneira. Em outras palavras, a volatilidade penaliza desvios de alta equivocadamente. O índice Campani corrige isso.

Treze ativos aparecem nos dois rankings, o que é esperado tendo em vista que uma rentabilidade de destaque puxa naturalmente a performance para cima. Klabin (SA:KLBN11) e PetroRio (SA:PRIO3) entraram no ranking das 15 maiores rentabilidades, mas não apareceram no outro. Por sua vez, Telefônica Brasil (SA:VIVT3) e Santander Brasil (SA:SANB11) entraram no ranking das 15 melhores performances mesmo sem terem entrado no outro ranking, graças ao baixo risco relativo apresentado em agosto por esses dois papéis.

Os 15 melhores papéis de 2021

Vamos agora olhar para os mesmos rankings ao se considerar todo o ano de 2021. Apresento abaixo e na sequência as listas das 15 maiores rentabilidades e das 15 melhores performances.

15 ações com maiores rentabilidades em 2021

 

15 ações com maiores performances em 2021

Em 2021, até o fechamento de agosto pelo menos, a Braskem (SA:BRKM5) vem se destacando com o maior retorno e a melhor performance. Os segundos e terceiros lugares também são os mesmos: Embraer e Cia Hering (SA:HGTX3). Alguns outros papéis naturalmente aparecem nos dois rankings.

As 5 ações que mais se destacam nas análises

Mas, a pergunta interessante é: quais os papéis que apareceram em todos os quatro rankings? Isso significa dizer que esses papéis apresentaram retornos absolutos e ajustados a risco de grande destaque no mês passado e também ao longo de todo ano. Em outras palavras, aparecer em todos os quatro rankings demonstra robustez na performance. Tive esse trabalho de olhar com cuidado as quatro listas e eis os CINCO papéis que aparecem em todos os quatro rankings:

  • Alpargatas
  • Braskem
  • Embraer
  • Porto Seguro
  •  Totvs

Parabéns a eles e a quem os possui em suas carteiras!

Espero que tenham gostado, escrevo com muito carinho e com o intuito único de compartilhar análises e temas que podem ser úteis. Jamais invista no escuro! Por fim, fica o convite para me seguir nas redes sociais, pois compartilho bastante conteúdo de educação financeira e de investimentos. Estou neste momento conduzindo pesquisas no Instagram para demonstrar aspectos comportamentais que todos devemos conhecer. Vai lá, me siga e responda às minhas enquetes! Compartilharei os resultados e muito conteúdo.

Forte e respeitoso abraço a todos vocês.

—–

O professor disponibilizou em seu site a planilha com a análise compleya. Siga o seu Instagram e solicite a planilha.

  • Autor da Análise: Carlos Heitor Campani – Professor de Finanças do COPPEAD UFRJ. Pesquisador, Consultor e Autor na área de Investimentos, Previdência, Finanças Pessoais e Finanças Corporativas.
  • Sistema de Dados e Informações Financeiras:  Quantum Axis
  • Fonte:: Investing.com – publicado em 3/9/2021

Compartilhe este post

Menu