fbpx
cotização de resgate

Compartilhe este post

Cotização de resgate: entenda os resgates de fundos

O vocabulário do mercado financeiro pode parecer difícil até mesmo para os profissionais iniciantes. Por isso, estudar bem o “economês” é essencial para um bom assessor ou consultor, assim como para investidores em geral.

Alguns termos bem dúbios no mundo das finanças são os famosos D+0, D+1  ou D+30. Afinal, eles estão presentes no dia a dia de fundos de investimentos. Para entender os “D+”, a Quantum esclarece o assunto macro do tema: a cotização de resgate.

O que é cotização de resgate

A cotização de resgate é uma medida para demonstrar a liquidez dos investimentos de um fundo. Ou seja, o valor representa a quantidade de dias – corridos ou úteis (du), entre o pedido de resgate e conversão das cotas em dinheiro.

Logo, por exemplo, uma cotização de D+30 representa de 30 dias corridos para as cotas do fundo serem transformadas em dinheiro (o prazo de cotização) e esse montante ser transferido para a conta do investidor (o prazo de liquidação). E D+60 du significa 60 dias úteis para o investidor receber o dinheiro, a partir do pedido de resgate. 

A dinâmica por trás da cotização

D+0, D+2, D+30, D+60, D+90… São diversas possibilidades de prazos para receber o resgate. Mas você sabe o porquê disso?

Em linhas gerais, fundos com estratégias e ativos menos complexos demandam menos dias úteis para resgate. 

É o caso, por exemplo, de fundos de ETFs do Ibovespa. Ou ainda em fundos de renda fixa, cujos títulos apresentam alta capitalização e liquidez.

Por isso, faz sentido que o prazo para as suas cotas serem convertidas em dinheiro seja menor também. 

Por outro lado, fundos de ações costumam ter carteiras com papéis de companhias que vão levar mais tempo para maturar seus resultados e gerar lucros ou até mesmo contam com ativos menos líquidos e, a cotização será maior.

Cotização de resgate

A Quantum oferece as ferramentas ideais para nossos usuários acompanharem todas as informações oficiais de fundos da indústria. 

O nosso Comparador de Ativos, por exemplo, gera um relatório completo em pdf de qualquer fundo 555. Entre as informações, está a cotização de resgate. 

Selecionamos dois exemplos simples de fundos com características distintas: o BTG Pactual Tesouro Selic Renda Fixa Simples e Verde AM Long Bias FIC Ações.

Veja abaixo uma comparação entre os dados técnicos de cada fundo:

cotização de resgateComo podemos observar abaixo do valor da cota, os fundos apresentam cotizações distintas. 

O fundo de renda fixa precisa de D+0  para solicitar o resgate, ou seja, a liquidez é imediata.

Já o fundo de ações precisa de D+29 para converter o dinheiro e D+31 para disponibilizá-lo. Portanto, 31 dias corridos é o tempo para o investidor resgatar seu montante. Mas, em caso de urgência, é possível retirar a aplicação em D+1 sob a taxa de 10%.

Sem dúvida, as informações sobre cotização de resgates de fundos são essenciais, para que profissionais de investimentos como você recomendem produtos alinhados também com as necessidades de liquidez de cada cliente, não somente com seus perfis de risco.  

Soluções da Quantum para encontrar o melhor fundo

Com mais de 26 mil opções, os fundos de investimentos são um dos produtos mais requisitados a assessores de investimentos, consultores e gestores de patrimônio.

Logo, há uma demanda por estudos e análises dos produtos da indústria por profissionais. Pensando nisso, a Quantum oferece as melhores soluções para quem busca dados oficiais, atualizados e confiáveis de fundos. Afinal, somos líderes em informações do mercado financeiro.

Você pode falar com o nosso time de experts e entender toda nossa dinâmica de mercado. Entre em contato conosco e venha transformar informação em poder na tomada de decisão.

 

Compartilhe este post

Menu