Um family office é um serviço que fornece assessoria completa para famílias ou grupos específicos de investidores com alto poder aquisitivo.
Ele abrange as áreas: jurídica, contábil, fiscal e de investimentos.
Além disso, ele fornece relatórios sobre orçamento, gastos habituais e imprevistos e auxilia na alocação dos recursos financeiros.
A Quantum hoje te explica: os tipos e custos, as vantagens e como funciona um family office.
O que é Family Office?
Essa é a classificação que se dá a uma organização que fica responsável pela administração e gerenciamento dos negócios de uma família, de um grupo ou de uma empresa.
Quais serviços pode oferecer?
- Trabalho de conformidade tributária;
- Acesso a serviços bancários privados e fiduciários;
- Gestão de documentos e serviços de manutenção de registros;
- Gestão de despesas;
- Pagamento de contas;
- Educação financeira de membros da família;
- Serviços de governança familiar e sucessão;
- Gestão de investimentos e patrimônio.
Esse serviço na prática
Esse serviço é responsável por regularizar as finanças familiares, negociando prazos e valores com prestadores de serviços, bancos, empresas de advocacia e de contabilidade, planejando o pagamento de acordo com as análises realizadas e provisionando as futuras despesas.
É responsável por acompanhar frequentemente o fluxo de caixa – evitando um saldo em desacordo com as necessidades. Além disso, ele orienta o cliente para as aplicações dos recursos financeiros mais correspondentes ao perfil de cada cliente, apresentando uma diversificada carteira de investimentos para obtenção de maior lucratividade.
Outro ponto importante é o planejamento sucessório, onde o consultor da família auxilia os herdeiros em relação ao resguardo patrimonial.
Tipos de Family Office
Existem dois tipos de estrutura desse serviço:
- Single-family office;
- Multi-family office.
O single é uma estrutura que atende somente a uma família ou um grupo.
Já o multi oferece um serviço padrão a várias famílias ou grupos.
Ele ainda pode ser subdividido em dois tipos: os que investem e os que monitoram. No caso dos que investem, o family office decide junto à família a estratégia de investimento. Sendo também o responsável por aplicar a estratégia decidida.
Mas quando o multi-family office não é o responsável por executar a estratégia, ele ajuda a defini-la juntamente com a família e a repassa para que bancos, gestores de fundos ou gestores de ativos independentes invistam e monitorem a execução da estratégia.