Os fundos de ações (FIAs) entregaram retornos positivos em março, mês em que o Ibovespa subiu mais de 6% e a bolsa brasileira aproveitou novas entradas de capital estrangeiro.
O cenário atrativo para as ações locais fez com que todas as categorias de FIAs levantadas no termômetro mensal da Quantum, publicado pelo portal Acionista, avançassem.
Fundos de ações com gestão ativa: retornos nos últimos 36 meses
Em março, o Ibovespa teve o seu melhor desempenho para um mês desde agosto de 2024, quando atingiu máximas históricas.
Com isso, o índice fechou o primeiro trimestre de 2025 com ganhos acumulados de 8,29%. Trata-se da maior valorização trimestral em um ano.
Fatores como a rotação global de investimentos e ajustes nas apostas sobre os juros no Brasil impulsionaram a performance.
O aumento dos temores com os potenciais impactos da política tarifária do presidente dos EUA, Donald Trump, forçou investidores a procurar oportunidades fora dos mercados norte-americanos.
Nesse movimento, a B3 aproveitou novo mês de injeção de capital externo. Foram mais de R$ 10 bilhões em investimentos externos aplicados na bolsa nos primeiros meses do ano.
Elaboramos um gráfico interativo com os retornos dos fundos de ações nos últimos meses. Estes foram os desempenhos por categorias:
Fonte: Quantum Finance
Os retornos no mês consideram o período de 28/02/2025 a 31/03/2025; para demais janelas temporais, a data de fechamento é 31/03/2025.
Metodologia do estudo
Para dar conta do dinamismo da indústria, o estudo considera uma amostra com os fundos 555/175 com gestão ativa e funcionamento normal em cinco janelas temporais: março e, retroativamente, nas janelas de seis, 12, 24 e 36 meses.
Para calcular os retornos, foi levada em conta a média ponderada pelo Patrimônio Líquido (PL) e quantidade de fundos nos grupos determinados. A data de referência utilizada foi o fechamento de março (31/03/2025).
Os fundos foram divididos em sete categorias, de acordo com a classificação da Anbima: Ações Dividendos, Ações Índice Ativo, Ações Investimento no Exterior, Ações Livre, Ações Small Caps, Ações Sustentabilidade/Governança e Ações Valor/Crescimento.
CONFIRA AGORA A REPORTAGEM COMPLETA:
Matéria: Fundos de Ações: desempenho da categoria em março conforme Quantum
Autor: Cátia Chagas
Por: Acionista – Publicado em 11/04/2025
Informações Financeiras: Quantum Finance