fbpx

Dinâmica do preço do Petróleo e seu efeito nas ações das petrolíferas brasileiras em 2023

Flutuações do preço do petróleo e efeitos nas ações de petrolíferas

Compartilhe este post

Dinâmica do preço do Petróleo e seu efeito nas ações das petrolíferas brasileiras em 2023

Ao longo de 2023, o cenário tem sido de flutuações nos preços do barril de petróleo. No terceiro trimestre deste ano, a cotação da commodity registrou um aumento de cerca de 30%, principalmente devido à decisão da OPEP+ de reduzir a produção e à diminuição dos estoques globais. 

  

Entretanto, em meio a essas oscilações, no início de outubro, o petróleo enfrentou uma queda de 4% em um único dia (especificamente em 4/10). Essa redução foi desencadeada pela percepção de uma diminuição na demanda, mesmo diante da redução dos estoques nos Estados Unidos, conforme relatado pelo Departamento de Energia americano. 

 

Tipos de petróleo e suas flutuações  

O barril de petróleo conhecido como Brent é considerado a referência global de valor e é amplamente utilizado, incluindo na política de preços da Petrobras. Já o WTI (West Texas Intermediate) é uma variedade de petróleo bruto produzida na principal região petrolífera dos EUA. 

  A trajetória dos preços do Brent e WTI nos últimos 12 meses e até 3 de outubro de 2023 pode ser observada no gráfico abaixo: 

Fonte: Quantum Finance

Ações das companhias Petrolíferas: quais os retornos? 

 

Vale ressaltar que, apesar da volatilidade do cenário, os preços em alta do petróleo ao longo do ano têm impactos diferenciados nas diversas empresas petrolíferas brasileiras. Para tomar decisões de investimento, é essencial avaliar cada situação particularmente.

Cada empresa possui uma gestão única, tamanho, planos de investimento, indicadores de produtividade e estratégias exclusivas, além de políticas de preços de combustíveis que guiam suas decisões. 

  Além disso, o desempenho das ações da Petrobras desempenha um papel fundamental no índice Ibovespa, uma vez que a PETR4 representa uma parcela significativa de 7,7% e a PETR3, 4,79% no principal índice da Bolsa. 

A tabela abaixo mostra o desempenho das ações das empresas petrolíferas brasileiras nos últimos 12 meses e o acumulado de 2023 até 4 de outubro. 

 

Fonte: Quantum Finance

 

 

 

No sistema Quantum Axis, plataforma completa de inteligência de mercado e gestão estratégica de carteiras, é possível fazer análises de empresas, ações e setores.  

Compartilhe este post

Menu