As discussões sobre a utilização das novas inteligências artificiais no mercado de investimentos seguem mais quentes do que nunca, e não há indícios de que vão esfriar. Com a aceleração do desenvolvimento das IAs, especialistas seguem debatendo os principais riscos e oportunidades.
As IAs já vêm sendo integradas ao dia a dia das empresas do ecossistema de investimentos, seja para a melhora da produtividade ou até mesmo no aperfeiçoamento dos negócios.
Nesse sentido, a reportagem do portal Bora Investir, da B3, entrevistou o CEO da Quantum Finance, Maxim Wengert, que listou algumas das tendências para a utilização de inteligência artificial no setor de investimentos.
Oportunidades para o setor de investimentos
Os principais fóruns sobre o tema têm deixado claro que é possível desenhar um cenário de oportunidades para a aplicação das IAs no mercado de investimentos.
Segundo especialistas ouvidos pela reportagem do Bora Investir, o setor pode ter ganhos como o maior ganho de produtividade com a otimização de processos, resultando em maior eficiência.
Além disso, a aplicação das IAs pode contribuir, por exemplo, para o desenvolvimento de produtos mais sofisticados a partir da criação de modelos de investimento mais elaborados e soluções financeiras personalizadas.
Tendências para IAs no setor de investimentos
Para Maxim Wengert, existe “um horizonte aberto para desenvolvimento de novas soluções, com ganho de eficiência”, mas é preciso que as empresas tenham “estratégias de aplicação alinhadas aos seus modelos de negócios e uma cultura baseada em dados, que são os combustíveis”.
De acordo com o CEO da Quantum Finance, essas são algumas das principais mudanças esperadas para o setor a partir da aplicação das IAs:
- Processamento e análise de grandes quantidades de dados com rapidez;
- Aumento da assertividade nos cálculos executados e análises;
- Automatização de tarefas e rotinas operacionais;
- Melhores pesquisas e escolhas de ativos ao detectar padrões e tendências no mercado.;
- Algoritmos programados para tomada de decisões, que diminuem vieses comportamentais;
- Machine Learning: sistemas vão aprender e melhorar à medida que mais dados financeiros forem processados;
- Blockchain: a tecnologia blockchain combinada com a IA será cada vez mais usada para criar soluções de investimentos.
Quais são os riscos da utilização de IAs no setor?
Algo que não está passando despercebido das discussões sobre a aplicação de inteligência artificial no setor de investimentos e no mercado financeiro em geral são os possíveis riscos, especialmente para os investidores.
Os especialistas entrevistados pelo Bora Investir destacam como uma preocupação importante a segurança da informação e o uso de dados sensíveis dos investidores.
Outro ponto de atenção é a qualidade da informação coletada e repassada pelas IAs, que podem ter acesso a informações falsas e repassar dados imprecisos para os investidores.
Além disso, é preciso um cuidado grande para educar os investidores sobre os riscos e benefícios a qual está submetido ao usar as IAs.
CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA
Matéria: Como a Inteligência Artificial (IA) pode impactar o mercado de investimentos
Autor: João Paulo dos Santos
Por: Bora Investir – Publicado em 27/07/2023
Informações Financeiras: Quantum Finance