O ChatGPT está caindo no gosto dos profissionais de diferentes áreas do mercado corporativo e para as finanças e investimentos não seria diferente. Mas será que as novas inteligências artificiais podem auxiliar os investidores a tomarem melhores decisões?
A reportagem da Folha de S. Paulo abordou esse tema e ouviu o CEO da Quantum, Maxim Wengert, sobre a aplicação das IAs nas atividades da empresa.
Segundo a matéria, o ChatGPT pode ser um bom aliado para investidores iniciantes, uma vez que o chatbot é uma ótima ferramenta para sanar dúvidas e colher informações.
O usuário pode, por exemplo, buscar saber mais sobre como funciona um instrumento de renda fixa, a estrutura de um fundo de investimento, entre outros. No entanto, utilizar o ChatGPT para colher recomendações de investimentos não é o ideal.
Um dos motivos principais é a demora na atualização do banco de dados da IA, cuja versão gratuita tem informações apenas até setembro de 2021. Além disso, conforme a regulamentação vigente, apenas profissionais credenciados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) podem oferecer recomendações de investimento.
Aplicação de Inteligência Artificial na Quantum
Como destaca a matéria da Folha, a inteligência artificial já é utilizada por empresas do setor de investimentos para auxiliar em diversos negócios.
“Acredito que inteligência artificial terá um forte impacto na área de investimentos e no mercado financeiro daqui para a frente, promovendo mudanças significativas e abrindo novas possibilidades. Certamente, a IA ajudará a impulsionar os nossos negócios nos próximos anos” – afirmou Maxim Wengert, CEO da Quantum Finance, à reportagem da Folha.
A Quantum foi uma das pioneiras em utilizar inteligência artificial aplicada ao setor de investimentos. Nossos especialistas utilizam IA nos processos de cruzamento e análise de dados para disponibilizar informações de qualidade aos profissionais do mercado financeiro.
Ao blog, Wengert detalhou mais o uso da IA na Quantum:
“Há 10 anos, desenvolvemos a nossa tecnologia exclusiva Atom Expert System (AES), que usa inteligência artificial para fazer cruzamentos de dados e oferecer informações precisas e atualizadas para profissionais do mercado como assessores, consultores, gestores de patrimônio e de fundos de investimento.
A inteligência artificial tem grande importância, mas fazemos uma combinação com a curadoria dos nossos especialistas em diversos tipos de ativos e segmentos do mercado financeiro.” – explicou.
Laboratório de Finanças e Inteligência Artificial Quantum PUC – IA
Em março, a Quantum inaugurou, em parceria com a PUC-Rio, o Laboratório de Finanças e Inteligência Artificial Quantum PUC – IA.
O objetivo é capacitar alunos da instituição de ensino para avançarem em pesquisas, desenvolvimento de novas tecnologias e aplicações de inteligência artificial para o ecossistema das fintechs e wealthtechs.
CONFIRA AGORA A REPORTAGEM:
Matéria: ChatGPT pode ser aliado de investidor, mas especialistas alertam para riscos
Autor: Marcelo Azevedo
Por: Folha de S. Paulo – Publicado em 23/07/2023
Informações Financeiras: Quantum Finance