fbpx

Recompra de FIIs; veja programas em andamento

Compartilhe este post

Recompra de FIIs; veja programas em andamento

Maio de 2025 gerou um novo marco na indústria de fundos imobiliários (FII). Em decisão do colegiado em 20 de maio, a diretoria da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou a recompra de cotas de FIIs e Fiagros.  

Para os especialistas, a medida representa um avanço regulatório importante, além de um amadurecimento do mercado. Confira a seguir mais detalhes sobre o processo e os programas em andamento monitorados pela Quantum.  

Recompra de cotas de FIIs e Fiagros: características 

No programa de recompra de cotas, o fundo utiliza seu caixa para comprar suas cotas que estão sendo negociadas na B3.  

Esse processo é comum para companhias listadas na bolsa, e funcionam como forma de geração de valor.  

Na prática, a recompra significa que o gestor do fundo preferiu, naquele momento, investir no próprio fundo. Ao invés de comprar novos imóveis, adquirir cotas de outros produtos ou mesmo distribuir os rendimentos, ele aporta recursos no próprio produto.  

A retirada de cotas de circulação tem como consequência a elevação do resultado financeiro por cota, beneficiando investidores.  O movimento pode favorecer a estabilidade dos preços. Além disso, a medida pode impactar no dividend yield e no valor dos dividendos, já que haverá menos cotas a serem divididas entre os investidores.  

Geralmente, um programa de recompra ocorre em momentos de baixa ou estagnação do mercado, onde os papéis estão descontados. Isso significa que os preços negociados no mercado estão abaixo do valor patrimonial. Outro evento que pode acarretar esse processo é uma geração excessiva de caixa, sem previsão de novos investimentos.  

Veja um resumo dos motivos para realização de programas de recompra  

  1. Quando os papéis estão “baratos”, ou seja, com o preço abaixo da cota patrimonial  
  2. Montante no caixa sem destinação (como novos investimentos, distribuição de rendimentos) 
  3. Mercado estagnado, com baixa possibilidade de captação via novas emissões  
  4. Possibilidade de capturar recursos no mercado secundário 
  5. Beneficiar cotistas atuais, elevando o resultado financeiro do fundo  

Regulamentação  

A CVM ainda divulgará a regulamentação específica. No entanto, no momento da autorização, a autarquia emitiu uma série de requisitos a serem cumpridos. Os principais são:  

  • Previsão da recompra no regulamento  
  • Divulgação de Fato Relevante sobre o programa com antecedência mínima de 14 dias 
  • Limite de 10% de cotas da tesouraria  
  • Recursos para compra provenientes do caixa do fundo ou dos lucros/reservas de lucros existentes  
  • Prazo máximo de 18 meses do programa  
  • Cancelamento das cotas recompradas 

Programas de Recompra em andamento 

A Quantum monitora toda a indústria de fundos, incluindo os estruturados. Com a autorização, a empresa passou também a acompanhar e noticiar programas de recompra.  

Confira os programas que estão em andamento. A data da consulta foi 12 de outubro de 2025.  

Programas de recompra em andamento 
Ticker  Gestora  Data aprovação  Prazo  Quantidade de cotas  Percentual das cotas  Potenciais corretoras intermediárias 
Início  Término 
BDIF11  BTG Pactual Asset Management  02/08/2024  19/08/2024  19/08/2025  1.833.812  10%  BTG Pactual Corretora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. 
BINC11  Bradesco Asset Management 

 

03/09/2025  18/09/2025  18/09/2026  474.128  10%  Agora Corretora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. 
FGAA11  FG/A Gestora  11/09/2025  26/09/2025  24/09/2026  4.508.144  10%  XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A. 
HFOF11  Hedge Investments  04/08/2025  18/08/2025  03/08/2026  11.523.000  5%  Ativa Investimentos S.A. Corretora de Títulos, Câmbio e Valores S.A./XP  Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores4 Mobiliários S.A. 
INRD11  Inter Asset  12/09/2025  29/09/2025  29/09/2026  113.070  10%  Inter Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários LTDA. S.A./ XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A. 

 

Fonte: Quantum Finance. Data da consulta: 12/10/2025.  

 

Na esteira da autorização, outros programas estão sendo divulgados. O ARXD11, administrado pela Hedge Investments e sob gestão da ARX Investimentos, publicou Comunicado ao Mercado informando que, em 09/10/2025, a gestora e a administradora aprovaram a implementação de um programa de recompra de até 901.117 cotas, representando 10% da classe única de emissão do fundo, com início em 03/11/2025 e término previsto para 03/11/2026. As corretoras intermediárias designadas foram a Ágora, o BTG Pactual e a XP Investimentos. 

Essas informações passaram a ser disponibilizadas para os usuários da Quantum no Informe Semanal de Fundos Estruturados, que traz as principais notícias de FIIs, FIPs e FIDCs.  

Otimize suas análises de fundos imobiliários 

A Quantum oferece as melhores condições para investidores e profissionais do mercado analisarem ativos do setor imobiliário. 

Encontre:  

  • Informações com histórico de taxa de vacância e inadimplência, além de duração, reajuste e indexador dos contratos; 
  • Informações sobre locatários, área bruta locável, quantidade de imóveis, receitas, despesas e outras linhas da DRE; 
  • Atualização de documentos oficiais do setor entregues à CVM; 
  • Templates que agrupam fundos de diferentes segmentos (Híbrido, Lajes Corporativas, Logística, Rural, Shopping etc.) e por tipo (FoF, Multiestratégia, Papel e Tijolo); 
  • Carteira do Ifix com todos os ativos que compõem o índice e informações sobre peso, preço, DY, retorno e prêmio de cada ativo; 
  • Informe semanal com as últimas atualizações do mercado de FIIs e outros fundos estruturados, além de um calendário com os proventos anunciados pelos fundos imobiliários. 
  • Painel analítico com informações dos movimentos nas carteiras de FoFs. 

Cadastre-se para receber a Newsletter

Compartilhe este post

Menu