Quantum Ferramentas para Análise de Renda Fixa

Compartilhe este post

Ferramentas para Análise de Renda Fixa

A trajetória de alta da Selic tem motivado investidores a voltar a considerar títulos e fundos de renda fixa em seus portfolios. Um indicativo desse movimento é que fundos de renda fixa, em especial aqueles que investem em crédito privado, voltaram a ter saldo positivo de captação, após vários meses no negativo. E a Quantum antecipou o movimento e incrementou ferramentas para análise de Renda Fixa, dando autonomia ao profissional de investimentos.

Se em um passado não tão remoto a Selic chegava a dois dígitos, um ativo que pagava, por exemplo, 90% do CDI, permitia um spread mais aceitável como rendimento. “No entanto, uma taxa Selic menor, que aproxima o rendimento à inflação, requer que o profissional tenha mais informações do mercado para analisar os ativos disponíveis e tomar sua decisão”, analisa  Maxim Wengert, Sócio-Fundador da empresa.  E a Quantum, que já tem experiência na construção de sistemas de inteligência de mercado para o setor, se aperfeiçoou ainda mais.

Ferramentas requisitadas para Análise de Renda Fixa

A empresa vem desenvolvendo desde o final de 2020 uma série de  funcionalidades para trazer mais informações e facilidade aos investidores de Renda Fixa. A figura 1 sintetiza as funcionalidades que o profissional acessa na plataforma:

Funcionalidades Módulo Renda Fixa Quantum

Ao negociar um ativo, o profissional  poderá analisar os calls das corretoras, bem como o histórico dessas informações. Assim é possível saber exatamente percentuais sobre taxas de venda e de compra, spread, spread média histórico, negociação, bem como dados sobre as partes envolvidas, indexador e vencimentos. Quando ele cruzar as várias bases disponíveis na plataforma, também conseguirá identificar os compradores de cada ativo.

Já em  Dados de Emissões, informações sobre todas as emissões de títulos públicos, títulos privados e emissões bancárias são coletadas e disponibilizadas com detalhes como quantidade, preço e vencimento. Na Calculadora, o profissional poderá calcular a taxa ou o PU da operação, bem como visualizar o fluxo de pagamentos até o vencimento.

Uma funcionalidade bem requisitada é a de Dados de Curvas, onde é  possível selecionar as curvas de juros e comparar as taxas que estão sendo praticadas para cada prazo. A parte de Painéis Analíticos foi desenvolvida para facilitar a  consulta de como os administradores estão marcando as debêntures nas carteiras dos fundos, as captações bancárias, o lastro de CRIs e aqueles que estão presentes nas carteiras dos fundos.

Aquele  usuário que acessa  Relatórios poderá montar e emitir seu próprio report de maneira personalizada, com as informações que julgar mais importantes. Já a Notícias também é uma área personalizável, já que podemos filtrar assuntos, empresas e fontes.  Por fim, em Documentos, o profissional poderá consultar atas de assembleias, relatórios anuais, documentos de emissão, entre outros. Ele também pode agendar alertas e ser informado por e-mail assim que um novo documento é divulgado.

Cobertura completa de ativos de Renda Fixa do mercado financeiro

Por reunir as principais bases do mercado nacional e offshore, no Quantum Axis o profissional encontra todos os ativos deste segmento, como:

  • Títulos Públicos Líquidos, Ilíquidos e Externos
  • Títulos Privados
  • Debêntures Futuro
  • CDB, CRA e CRI
  • LCA e LCI
  • DPGE.

Um dos maiores desafios que profissionais de investimento, como gestores de portfólio, fundos de pensão e agentes autônomos, têm ao realizar análise de renda fixa e de crédito bancário em geral é lidar com várias fontes de informações. Como não há uma entidade centralizadora, tarefas como fazer o levantamento de alternativas de investimento e avaliação de preços no mercado secundário são bastante complexas. É exatamente isso que a Quantum se propõe a fazer para esse profissional.

A base de renda fixa construída pela empresa é bem robusta, resultado de uma longa trajetória de trabalho. Porém, a cada mudança no mercado, os agentes precisam fazer ajustes para precificar spread, vencimento e analisar potenciais compradores. Esses dados não são fáceis de conseguir. “Mas o papel da tecnologia exclusiva Atom Expert System (AES) é justamente o processo de coleta, tratamento e disponibilização dos mesmos, trazendo mais segurança e tranquilidade para o profissional”, atesta Wengert.

Clique aqui para saber mais sobre as funcionalidades e como experimentar o Módulo de Renda Fixa.

 

Compartilhe este post

Menu