fbpx

Fundos imobiliários: novo cenário pode beneficiar o segmento?

fundos imobiliários com maiores proventos em 2022

Compartilhe este post

Fundos imobiliários: novo cenário pode beneficiar o segmento?

De uma fase complexa que ‘machucou’ os fundos imobiliários, o cenário tem melhorado. Houve uma retomada das atividades após a fase mais crítica da pandemia. Além disso, a taxa Selic, segundo o Boletim Focus, poderá ficar em menor patamar do que se encontra atualmente, apesar de incertezas. 

De todo modo, hoje, de forma geral, os FIIs listados na Bolsa estão muito descontados. Agora, pode ser um ponto de entrada para quem pretende diversificar a carteira – logicamente, dentro dos perfis de risco e com uma visão de médio e longo prazo. 

 O IFIX, índice de fundos imobiliários da B3, acumula queda de 0,98% desde março de 2020. 

Veja gráfico com a evolução do IFIX entre 1/03/2020 e 16/11/2022:

Gráfico de evolução do IfixFonte: Quantum Axis

Como você pôde ver, a volatilidade foi intensa no período. Apesar de um movimento de recuperação após a fase mais crítica da pandemia, ainda acumula queda. No começo desse ano, dá para notar claramente o efeito negativo da guerra no leste europeu. 

Apesar do período eleitoral, o fim do movimento de alta da taxa Selic trouxe benefícios para os FIIs, conforme apontaram analistas, principalmente os de tijolos, que foram os mais afetados com o aperto monetário e crédito caro. 

Recentemente, novas incertezas em relação ao novo presidente eleito, levaram a nova fase turbulência.  

FIIs com maiores proventos no acumulado de 2022

Além de buscar a valorização das cotas negociadas em Bolsa, os fundos imobiliários são um caminho para os investidores obterem renda extra, através dos proventos que são distribuídos mensalmente. 

Por isso, fizemos um levantamento sobre os fundos imobiliários com maiores proventos acumulados deste ano. 

Consideramos a seguinte metodologia: apenas FIIs negociados em Bolsa, em funcionamento normal, que apresentaram liquidez e dividendos no período de referência (03/01/2022 a 14/11/2022).

O resultado é que de 311 fundos imobiliários, 100 ou 32% do total apresentaram dividend yield – rentabilidade dos proventos, maiores do que o CDI acumulado (10,56%). 

Dividend yield é uma normalização do valor dos proventos distribuídos pelo valor das cotas negociadas no mercado. 

Veja o ranking dos 20 fundos imobiliários com maiores proventos em 2022

NomeTickerGestãoDividend Yield (Cotação Final) no ano 
BRASIL VAREJO FII BVAR11Rio Bravo Investimentos165,35%
RBR DESENVOLVIMENTO FII RBRM11RBR Asset Management40,46%
PERFORMA REAL ESTATE FII PEMA11BRL Trust Investimentos22,33%
EVEN PERMUTA KINEA FII KINP11Kinea Investimentos21,68%
CRI INTEGRAL BREI FII IBCR11BREI16,66%
RIO BRAVO OPORTUNIDADES IMOBILIÁRIAS FII RBOP11Rio Bravo Investimentos16,39%
NCH BRASIL RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS FII NCHB11NCH Capital Brasil15,98%
BRIO MULTIESTRATÉGIA FII BIME11Brio Investimentos15,74%
URCA PRIME RENDA FII URPR11Urca Capital Partners15,73%
VALORA CRA FIAGRO FII VGIA11Valora Investimentos15,67%

Fonte: Quantum Axis

Vamos falar agora um pouco sobre os 5 maiores pagadores de dividendos. 

O primeiro no ranking é o BRASIL VAREJO FII (BVAR11), um fundo de tijolos no segmento de lajes comerciais, da Rio Bravo, com DY de 165,35% no acumulado de 2022 até 14 de novembro. 

Na segunda posição está o RBR DESENVOLVIMENTO FII (RBRM11), um fundo de tijolo do BTG Pactual para investidores qualificados, que investe na construção de imóveis para venda. Neste caso, o DY é de 40,46%

Já em terceiro lugar está o PERFORMA REAL ESTATE FII (PEMA11), FII de papel de CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários) sob a gestão da BRL Trust Investimentos, com uma rentabilidade dos proventos de 22,33%.

Na quarta colocação aparece o EVEN PERMUTA KINEA FII (KINP11), cuja estratégia são as construções residenciais junto a Even Construtora e Incorporadora S/A. A gestora é a Kinea Investimentos, com DY de 21,68%.

Por sua vez, na quinta posição, o CRI INTEGRAL BREI FII (IBCR11), da BREI, também de recebíveis imobiliários, majoritariamente CRIs, que apresentou um DY de 16,66%.

Ferramentas analíticas para selecionar FIIs

O Quantum Axis reúne ferramentas que auxiliam na avaliação e escolha de fundos imobiliários. 

Com o comparador de ativos, por exemplo, é possível acessar informações como CNPJ, gestor, classe Anbima, administrador, público-alvo, taxa de administração e taxa de performance. 

Informações do Comparador de Ativos

O comparador permite fazer análises de rentabilidade e risco, bem como mostra o que os ativos que fazem parte das carteiras de cada FII. 

Veja parte do painel de retornos:

Retornos de Fundos Imobiliários

E aqui os ativos dos fundos:

O Quantum Axis também reúne um compilado de documentos oficiais. Nossa plataforma disponibiliza o histórico dos informes de desempenho mensais e trimestrais fornecidos pelas gestoras dos FIIs, as atas de assembleias, comunicados, demonstrações financeiras e informações de ofertas públicas.

Nossos clientes ainda têm acesso a um resumo produzido pelo nosso time de experts. O nosso Snapshot reúne as principais informações consolidadas em um único documento dinâmico e ágil. 

Nesse Snapshot, o profissional do setor de investimentos consegue obter informações rápidas de qualquer FII, um resumo das suas características, as taxas, as informações operacionais e contatos da gestora.

O Quantum Axis é a nossa solução mais completa, voltada para assessores de investimentos, consultores de investimentos e gestores de patrimônio. 

[/vc_column_text]

Compartilhe este post

Menu