fbpx

Fundos previdenciários: como escolher os melhores

Fundos previdenciários: investimento com foco no longo prazo

Compartilhe este post

Fundos previdenciários: como escolher os melhores

Em meio às inúmeras possibilidades de investimentos do mercado, um ativo chama atenção daqueles que têm projetos de longo prazo ou que já pensam na aposentadoria. Trata-se dos fundos previdenciários, isto é, aqueles que acumulam recursos em uma janela temporal mais ampla. 

Desde a reforma da previdência pública, em 2019, esse investimento vem se destacando no país. Afinal, o temor dos brasileiros pela queda da qualidade de vida após a aposentadoria fez muitos investidores recorrerem a esses fundos.

Diante dessa corrida para aplicar o dinheiro, profissionais  como assessores de investimentos, consultores, gestores de patrimônio, planejadores financeiros, enfrentam o desafio de escolher os melhores produtos para cada perfil de cliente. Aliás, hoje no Brasil, existe uma oferta considerável de previdenciários, tornando a escolha ainda mais complexa.  

Além disso, vale lembrar que esses ativos só vão oferecer retorno — ou, no caso, o usufruto — após anos de aportes frequentes. Ou seja, os profissionais ainda precisam ser certeiros e demonstrar aos clientes a importância das aplicações constantes e da visão de longo prazo para alcançarem os resultados desejados.

 Esse tipo de fundo era muito concentrado nos grandes bancos e seguradoras, responsáveis pela gestão e distribuição. Entretanto, nos últimos anos, as assets independentes passaram a desenvolver e lançar um número maior de fundos previdenciários. O fato é que aumentou bastante a oferta de produtos nas prateleiras dos bancos tradicionais e das plataformas digitais.

Além disso, uma regulamentação do segmento também ajudou na popularidade desses ativos. Em 2018, o Conselho Monetário Nacional (CMN) permitiu a maior diversificação e flexibilidade dos fundos de previdência privada. Antes da mudança, por exemplo, a indústria previdenciária era praticamente de renda fixa. 

Então, a resolução número 4.661 permitiu que os fundos previdenciários tenham até 70% da composição em ações — antes o limite era de 49%. A determinação, no entanto, propõe uma exceção: os investidores qualificados — isto é,  aqueles com patrimônio igual ou superior a um milhão de reais em aplicações financeiras — podem compor a carteira do fundo previdenciário com até 100% em ações. Ou seja, sem nenhum ativo de renda fixa, que eram os principais papéis antes da mudança na lei.

Por fim, a nova regulamentação da CMN também ajudou as instituições financeiras a oferecerem uma maior classe de ativos para os investidores, até mesmo com ETFs, por exemplo, ainda que sob critérios específicos. 

Então, hoje, há produtos diversos que são capazes de satisfazer os diferentes perfis de investidores – conservadores, moderados e agressivos. 

Mas diante do amplo leque de produtos, o desafio é escolher exatamente aqueles que melhor se encaixam no apetite ao risco e necessidades de cada cliente. Vale ressaltar que hoje é possível até mesmo diversificar uma carteira com mais de um fundo previdenciário com diferentes composições de ativos. 

Como escolher fundos previdenciários

Mas antes de ofertar algo ao investidor, o profissional de investimentos precisa analisar em detalhes os fundos para decidir qual fundo é mais vantajoso para cada perfil de cliente. 

Todas essas informações sobre cada ativo podem ser encontradas no Quantum Axis. Abaixo, por exemplo, nós apresentamos uma comparação entre dois fundos na nossa plataforma.

Comparação entre dois fundos previdenciários

Imagem: Quantum Axis

Como mostrado acima, em comparador de ativos, o gestor pode analisar as características resumidas de diferentes fundos — como o início de cada um, as tábuas atuariais e os fundos relacionados a eles. 

Nossa plataforma ainda disponibiliza a lâmina PGBL e VGBL com informações completas do plano — processo SUSEP; entidade responsável; modalidade de contratação, de investimento e do plano; excedente; carência; taxa de administração e de carregamento. A lâmina ainda contém informações sobre o fundo constituído nos planos de previdência. Entre os dados analíticos disponibilizados estão a taxa de administração, de performance, o patrimônio líquido médio e a aplicação mínima. 

Além disso, o nosso comparador de ativos permite fazer uma análise mais aprofundada sobre cada fundo ou plano de previdência, detalhando o histórico de rentabilidade — podendo estar atrelada a benchmarks do mercado —, de risco e até uma simulação com retorno bruto e líquido de taxas e tributos dos ativos previdenciários. A carteira de um fundo de previdência ainda pode ser analisada sob duas óticas: a individual — cotas compradas diretamente pelo fundo — e consolidada — os ativos finais investidos. 

Na imagem acima, tem um exemplo de análise de rentabilidade do plano Caixa Multimercado Previdenciário e do Itaú Flexprev Renda Fixa. Sendo assim, o sistema mostra o retorno acumulado dos dois produtos, podendo simular em períodos diferentes com ou sem um valor inicial. O sistema ainda mostra o retorno no mês, no ano, em 12 meses, o início do fundo e o patrimônio líquido.

Abaixo, temos um exemplo de análise de risco dos dois planos, com uma janela móvel de retorno efetivo. Com o gráfico, o gestor profissional consegue analisar a oscilação dos produtos e, consequentemente, concluir que o plano de previdência de multimercados da Caixa é mais arriscado que o de renda fixa do Itaú.

Análise de risco entre dois fundos previdenciários

Imagem: Quantum Axis

Clique aqui e confira como utilizar essa ferramenta. Você também pode entrar em contato com nosso time de especialistas para obter mais informações sobre o nosso Comparador de Ativos.

Quantum Prev

Além do comparador de ativos para nossos clientes, a Quantum Finance oferece aos assessores, consultores e gestores de patrimônio uma solução específica para encontrar o melhor ativo previdenciário: o Quantum Prev

 O Quantum Prev auxilia o gestor profissional a comparar ofertas, simular os investimentos e analisar valores por aplicação em cada plano de previdência. Tudo isso com auxílio de ferramentas analíticas, utilizadas pelos principais players do mercado. Nosso sistema ainda gera lâminas de PGBL/VGBL com informações completas do plano. Esse documento, feito automaticamente, também informa as características e o desempenho do FIE.

O Quantum Prev contém a tecnologia exclusiva Atom Expert System (AES). Esse sistema possui inteligência artificial para fazer cruzamentos de dados de diferentes bases financeiras, proporcionando informações completas e confiáveis para gestores profissionais e instituições financeiras. Lembrando que o sistema pode ser acessado em dispositivos móveis ou navegador web em qualquer lugar e a qualquer momento.

O nosso time de experts está à sua disposição para responder a eventuais dúvidas e auxiliar na operacionalização da plataforma. Nós também promovemos treinamentos e oferecemos tutoriais para os profissionais do mercado ganharem liberdade na Quantum Finance. Afinal, informação é poder! Entre em contato agora conosco e venha conhecer a nossa solução Quantum Prev.

Compartilhe este post

Menu