fbpx

O que é bull e bear market? Saiba como investir nesses cenários

Bull e bear market: O que são e como investir nesses cenários

Compartilhe este post

O que é bull e bear market? Saiba como investir nesses cenários

Tudo na vida tem seus altos e baixos. E o mercado financeiro não poderia ser diferente. A bolsa e os investidores têm os seus momentos de otimismo e pessimismo, refletindo no preço dos ativos.

Os especialistas têm termos para cada um desses períodos. Os ciclos de alta, de otimismo do mercado são denominados bull market. Já os ciclos de baixa e pessimismo são conhecidos como bear market.

Em tradução livre, bull significa touro, enquanto bear é urso. As metáforas dos animais nos ajuda a entender o porquê dos nomes. Basta olharmos para o ataque dos predadores: o touro chifra “de baixo para cima” para abater suas presas, já o urso utiliza suas garras “de cima para baixo”.

O economês norte-americano é especialista em utilizar metáforas de animais para o mercado financeiro. Outro exemplo é o falcão e a pomba (hawkish ou dovish, em inglês) para descrever, respectivamente, momentos agressivos e brandos da política monetária conduzida pelo Federal Reserve. 

Hoje, a Quantum te explica os detalhes do bull market e bear market, suas consequências para o mercado, como identificá-los e o que fazer com a carteira durante esses períodos.

O que é bull market

O bull market é o mercado em ascensão, otimismo, em alta. Os investidores também estão bull, isto é, mais otimistas e mais dispostos ao risco e para fazerem investimentos em renda variável. 

Portanto, com esse movimento, os preços das ações tendem a subir com o momento de força dos compradores.

A lógica é a mesma da lei da oferta e demanda. Com o otimismo do mercado, mais investidores querem comprar ações, aumentando a demanda e, consequentemente, os preços. Quem se antecipa ao bull market, consegue lucrar com a venda de ações nos períodos de alta.

Para ser considerado bull market, é necessário que esse ciclo de alta na compra de ações seja de longo prazo. Os especialistas ainda denominam esse movimento de alta como bullish. Em tradução livre, esse adjetivo representa “algo semelhante a um touro”.

Não à toa, o símbolo da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) e de Wall Street é um touro dourado. Ou seja, uma representação para o mercado de ações em alta, otimista, em ascensão.

Uma maneira de analisar essa tendência do mercado é com os índices das bolsas. Afinal, esses benchmarks são multissetoriais e analisam o macro do mercado, ao invés de somente um segmento ou setor. 

Separamos um exemplo de bull market no Brasil, durante o período de 2002 a 2008. O país viveu uma corrida pela compra de ações e novos investidores na bolsa.

Segundo levantamento na nossa plataforma Quantum Axis, o retorno do Ibovespa foi de 370,55% entre os dias 1º de janeiro de 2002 e de 2008. Ou seja, o principal índice da B3 quase quadruplicou durante esses anos.

O gráfico mostra a trajetória de alta do Ibovespa entre 2002 e 2008

Fonte: Quantum Finance


O que é bear market

De maneira oposta, o bear market é o mercado em baixa, pessimista e com investidores em bear, ou seja, adotando posturas mais conservadoras. Portanto, há o movimento de maior exposição à renda fixa nesses períodos, por exemplo. 

Com esse movimento, muitos investidores têm aversão ao risco e costuma haver um movimento vendedor de ações. Logo, o preço dos papéis tende a cair. 

Os momentos de bear market precisam ser captados durante um longo prazo. Os especialistas ainda apontam essas fases de quedas do mercado e dos preços como bearish, um adjetivo que quer dizer “algo parecido com um urso”.  Apesar desse movimento, eles ressaltam  que, ao analisar detalhadamente cada papel e os fundamentos das empresas listadas, esse período pode representar boas oportunidades de entrada para quem quer comprar na baixa. 

O ano de 2022 trouxe diversos exemplos de bear markets ao redor do mundo. O mercado foi cercado de incertezas no cenário macro e micro. Podemos lembrar aqui das eleições brasileiras, incertezas fiscais do novo governo, alta da taxa de juros nas principais economias do mundo, lockdowns na China e a guerra russo-ucraniana.

Um dos mercados fortemente afetado no ano passado foi o das criptomoedas, uma classe de ativos que tem a alta volatilidade como uma das suas principais características. Nossos experts levantaram o desempenho de duas das principais moedas virtuais do mundo: o Bitcoin (BTC) e o Ether (ETH), da plataforma Ethereum

Segundo dados do Quantum Axis, o Bitcoin recuou em -66,63% em reais em 2022. Já o Ether retraiu em -69,81% em reais no ano passado. A janela temporal do estudo contempla os dias 31 de dezembro de 2021 e de 2022.

Confira abaixo o gráfico com o desempenho de queda das duas criptomoedas.   

O gráfico mostra a trajetória de queda do Bitcoin e do Ether em 2022

Fonte: Quantum Finance


Como turbinar suas análises nos dois cenários?

Day trade, swing trade, buy and hold, operar comprado, comprar mais renda variável ou ações de pagadoras de dividendos são algumas das estratégias para atuar em bull market.

Operar vendido, short selling, venda a descoberto, hedge de ações, aplicar o value investing, reduzir exposição na bolsa, variar carteira, comprar ações resilientes e mais renda fixa são medidas para investir em bear market.

Porém, fazer escolhas certas demanda estudo e análise de profissionais de investimentos.

A Quantum te ajuda a aperfeiçoar sua tomada de decisão! Somos líderes de informação financeira e contamos com as soluções analíticas-comparativas mais completas, confiáveis e úteis do mercado. Vamos conferir algumas?

Contamos com o Comparador de Ativos, uma ferramenta ideal para comparar dois ou mais produtos com dados técnicos, rentabilidade, risco, carteira individual ou consolidada e projeção de retornos brutos e líquidos.

Outra solução ideal é o Consolidador de Carteiras. Essa ferramenta reúne os investimentos de diferentes portfólios em um só lugar. Ou seja, os profissionais conseguem conferir o direcionamento do capital investimento com praticidade, agilidade e precisão.

Por último, mas não menos importante, ainda temos o Comparador de Portfólios. Com ele, o profissional consegue criar, gerir, comparar e analisar diferentes carteiras de investimentos.

Com inúmeras fontes oficiais e também exclusivas, a Quantum fornece todas as informações necessárias e importantes para profissionais do setor de investimentos.

Além de divulgarmos as informações oficiais e confiáveis, nossos especialistas realizam uma curadoria para tratar os dados e entregá-los com maior detalhamento possível.

Nossa base de dados é atualizada constantemente e tudo fica armazenado em uma nuvem. Assim, o profissional consegue acessar as informações atuais e também do passado para quaisquer tomadas de decisão no sistema financeiro.

Tudo isso e muito mais para te ajudar a transformar informação em poder em bull ou bear market

Quer saber mais sobre nossas soluções? Nosso time de experts está pronto para conservar com você. 

É só preencher o formulário abaixo para entrarmos em contato!

Compartilhe este post

Menu