fbpx
Quantum_ Análise _ IPOs 2021

Compartilhe este post

Análise Especial: IPOs 2021

Quando tratamos de IPOs na bolsa brasileira, o ano de 2020 foi movimentado.  31 empresas brasileiras fizeram suas ofertas iniciais de ação, arrecadando mais de 30 bilhões de reais.  E fica a questão: será que 2021 será um ano similar?

Estamos chegando ao meio do ano, com cenários promissores. O time de experts da Quantum levantou dados de todos os IPOs realizados até o momento e realizou uma análise exclusiva, com insights sobre as movimentações e próximos passos do mercado.  Os dados foram extraídos diretamente do Quantum Axis, nossa plataforma completa de informações do mercado financeiro.

Confira os principais insights:

IPOs 2021: Setores mais impactados

25 empresas de diversos segmentos tiveram suas ofertas iniciais de ação em 2021, com destaque para o setor de Tecnologia da Informação e Consumo Cíclico, que envolve segmentos diversos, como educação, alimentos e outros serviços.

No gráfico abaixo é apresentada a concentração por setor:

Quantum_IPOS por Setor 2021

Já na tabela a seguir, listamos todas as empresas do período, também apresentando subsetor e segmento de mercado.

Quantum_Todas as empresas IPOS por Setor 2021

Top 10 Valores de Ofertas

Apesar da maior concentração de empresas do setor de tecnologia da informação, os primeiros colocados foram de setores tradicionais, e de empresas conhecidas do grande público.  As duas primeiras colocadas – dos setores de materiais básicos e financeiro, respectivamente – captaram juntas quase o mesmo montante de todas as demais.

A CSN Mineração (CMIN3) foi a que obteve maior arrecadação, com R$5,22 bilhões.  Segunda maior exportadora de minério de ferro do Brasil, a CSN congrega duas minas: Namisa e a Casa de Pedra, produtora de um dos minérios de maior qualidade da região produtora.

Uma estreia que merece destaque é a do Espaço Laser (ESPA3), rede de clínicas de depilação gerida pela MPM Corpóreos e 3ª colocada no ranking. Fundada há 16 anos, a companhia conquistou uma base de 3,6 milhões de clientes que visitam suas 554 lojas espalhadas pelo país. Os recursos captados serão utilizados, segundo a administração, para comprar participações em controladas, comprar unidades de franqueados e para expansão.

Em 10º lugar, a OceanPact (OPCT3) presta serviços ambientais e logísticos marinhos e submarinos como estudos, proteção e monitoramento para uso sustentável do mar. A organização, oriunda do Rio de Janeiro atende clientes principalmente no setor de óleo e gás. Ela conta com 1.800 colaboradores e 24 embarcações offshore.

Abaixo você encontra a tabela com o top 10 de captação:

Quantum_IPOS Ranking 2021

Ofertas em Análise

41 empresas estão sendo avaliadas pela CVM para estreia na Bolsa. Diversos são os setores, evidenciando futuramente oportunidades variadas de investimento e aumento do volume negociado em nossa Bolsa.

Confira na tabela a seguir todas as organizações que aguardam parecer da CVM:

Quantum_Analises Ofertas de IPO 2021

Conclusão: Mercado Aquecido

Mais de R$ 34 bilhões foram levantados em IPOs 2021- e a tendência é de alta, com a possibilidade de mais 41 empresas buscando financiamento e movimentando o mercado acionário nacional.

A Quantum é líder em soluções de inteligência de mercado que dão poder ao investidor profissional na hora de tomar decisão. Não deixe de acompanhar nossos relatórios, cujos dados são extraídos da nossa plataforma e manipulados pelo nosso time de especialistas em diversos segmentos.

 

As informações foram obtidas a partir de fontes públicas ou privadas consideradas confiáveis, cuja responsabilidade pela correção e veracidade não é assumida pela QUANTUM, pelo titular desta marca ou por qualquer das empresas de seu grupo empresarial.

Os valores exibidos estão em Real (BRL).

Fonte: Comissão de Valores Mobiliários.

Compartilhe este post

Menu