Antes, restritos aos investidores qualificados e profissionais, os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) agora estão disponíveis aos investidores “comuns” do varejo. Esses ativos podem ser alternativas para a fatia de renda fixa das carteiras do público em geral.
A mudança na disponibilidade dos FIDCs é uma das medidas da Resolução CVM 175, considerada o novo Marco Regulatório dos fundos de investimento, que entrou em vigor no último dia 02 de outubro.
De acordo com um levantamento da Quantum, publicado pelo portal Inteligência Financeira, atualmente estão disponíveis no mercado mais de 2,6 mil FIDCs. Ao todo, esses fundos acumulam um patrimônio de R$ 416,7 bilhões.
O que são FIDCs?
Os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) são uma modalidade de renda fixa com foco em recebíveis de empresas, como aluguéis, cheques, duplicatas e valores parcelados em carnês e cartões de crédito.
Por se tratar de crédito privado, essas carteiras possuem maior risco e, por isso, costumam oferecer maiores rentabilidades em contrapartida.
Um ponto de atenção, no entanto, é que o risco também reside no fato de que os FIDCs não são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
Os FIDCs também costumam ter um prazo maior de resgate, representando liquidez menor do que outras opções de renda fixa mais populares.
CVM 175 deve impulsionar a classe
De acordo com a matéria do portal Inteligência Financeira, os FIDCs têm tudo para ganhar força e se popularizar a partir da vigência da Resolução CVM 175, podendo atingir a mesma relevância de outras classes, como os fundos imobiliários.
Por enquanto, nem todos os FIDCs estão disponíveis para os investidores comuns. Para estar no varejo, o fundo precisa cumprir uma série de exigências, que vão desde o prazo máximo de 180 dias para resgate, até normas mais transparentes de comunicação.
Confira a matéria completa
Matéria: Fundos de investimento: FIDC pode ser renda fixa turbinada para investidor de pequeno porte
Por: Inteligência Financeira – Publicado em 09/10/2023
Como selecionar os melhores FIDCs?
Se você busca as melhores opções de FIDCs, as soluções Quantum te oferecem uma base com todos os produtos disponíveis no mercado brasileiro, contemplando informações como:
- Rentabilidade diária ajustada pelas amortizações;
- Ratings por agências de classificação de risco;
- Indicadores de risco e performance;
- Histórico completo;
- E muito mais
Entre em contato com nossos experts e descubra a solução ideal para sua necessidade: