Top 5 fundos ESG primeiro semestre de 2021 | Exame Invest

Compartilhe este post

Top 5 fundos ESG primeiro semestre de 2021 | Exame Invest

ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) é uma tendência que vem ganhando força entre as empresas, principalmente as que estão presentes na bolsa de valores. Em resumo, o ESG consiste em uma série de parâmetros sustentáveis que norteiam boas práticas corporativas. E devido ao crescimento da adoção desses parâmetros, diversos fundos ESG surgiram no mercado com a proposta de oferecer ao investidor uma carteira segura.  Pensando nisso, a EXAME Invest realizou um estudo, com dados da plataforma Quantum Axis, sobre os s 5 fundos ESG que tiveram as melhores performances no primeiro semestre deste ano. A matéria encontra-se a seguir.

O levantamento, realizado pela Quantum, considera todos os fundos regidos pela instrução CVM 555, que indicam a utilização de critérios ESG como parte da seleção dos ativos que integram sua carteira.

TOP 5 FUNDOS ESG 

1. FPI INVESTIMENTO NO EXTERIOR FI MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO
O fundo multimercado FPI INVESTIMENTO NO EXTERIOR gerido pela IDGR Investimentos tem como fundo master o BRAZIL CLEAN ENERGY e teve uma rentabilidade de 22,5% de janeiro deste ano até junho, ocupando a primeira colocação entre os fundos ESG que tiveram a melhor performance no primeiro semestre de 2021.

2. SANTANDER GO GLOBAL EQUITY ESG REAIS INVESTIMENTO NO EXTERIOR FI MULTIMERCADO
Na segunda colocação está o fundo multimercado gerido pelo Santander Brasil Asset Management, SANTANDER GO GLOBAL EQUITY ESG REAIS INVESTIMENTO NO EXTERIOR FI MULTIMERCADO, com uma rentabilidade de 17,1% nos primeiros seis meses deste ano.

3. MANAGER JSS SUSTAINABLE EQUITY GLOBAL THEMATIC INVESTIMENTO NO EXTERIOR FI MULTIMERCADO
O fundo de investimento multimercado MANAGER JSS SUSTAINABLE EQUITY GLOBAL THEMATIC INVESTIMENTO NO EXTERIOR – gerido pelo Safra Asset Management – apresentou rentabilidade de 14,3% de janeiro a junho de 2021 e está entre os três com melhor desempenho no período em questão.

4. TREND LIDERANÇAS FEMININAS FI MULTIMERCADO
O fundo multimercado TREND LIDERANÇAS FEMININAS FI é gerido pela XP Asset Management e deu aos seus cotistas um retorno de 13% nos primeiros seis meses de 2021.

5. FRAM CAPITAL HANSSEN ESG FI AÇÕES
Gerido pela Fram Capital, o FRAM CAPITAL HANSSEN ESG FI AÇÕES teve rentabilidade de 11,2 % entre janeiro de junho deste ano, ficando na quinta colocação do top 5 Fundos de Investimentos ESG do primeiro semestre de 2021.

NEM TUDO É ESG: FIQUE ATENTO

De acordo com a analista de fundos de investimentos do BTG Pactual digital, Juliana Machado,  consultada pela EXAME Invest, o melhor critério para identificar de fato se um fundo está comprometido a usar os critérios ESG é acompanhando o gestor minuciosamente.

Algumas dicas da especialista são:

• Ler sempre as cartas da gestora;
• Procurar saber o que a gestora faz;
• Saber quem são as pessoas por trás daquela casa;
• Saber quem são as pessoas por trás do produto específico que você possui;
• Entender qual é a maneira do processo de investimento utilizado pela gestora.

“Simplesmente dizer que o fundo é ESG, só por estar enquadrado em alguma classificação ESG, não quer dizer que de fato ele vai aplicar esses conceitos, sobretudo no Brasil em que temos uma classificação Anbima dedicada a isso, mas nem todo fundo ESG está ali dentro. É importante identificar produtos que estão seriamente comprometidos com esse tipo de assunto”, finaliza Machado.

Jornalista:  Juliano Passaro – Repórter da Exame
Plataforma para levantamento de dados de fundos: Quantum Axis
Publicação: EXAME Invest–  publicado em  2/82021

Compartilhe este post

Menu