fbpx

Fundos imobiliários: como potencializar a carteira

Fundos Imobiliários: Como potencializar a carteira

Compartilhe este post

Fundos imobiliários: como potencializar a carteira

Em meio ao cenário de incertezas e turbulências econômicas em 2022, nenhuma companhia fez IPO, ou seja, não houve ofertas iniciais de ações na bolsa.

No entanto, os fundos imobiliários (FIIs) vão na contramão, com mais de 120 lançamentos só neste ano, considerando os negociados em bolsa e fora do pregão. O levantamento foi feito na nossa plataforma Quantum Axis com a data-base entre 3 de janeiro a 27 de dezembro.

Na B3, há um número crescente de alternativas, que vêm conquistado espaço nas carteiras dos investidores. Uma das características mais atrativas é que, FIIs, os investidores recebem rendimentos mensais sem mesmo comprar um imóvel próprio. Ou seja, é um caminho para obter renda extra. 

Esses rendimentos mensais são distribuídos por fundos — desde que bem geridos, com imóveis de qualidade alugados e baixo índice de vacância, e isentos de imposto de renda (IR) para pessoas físicas, se elas tiverem menos de 10% do total de cotas. 

Já em um aluguel convencional, as alíquotas de IR podem chegar até 27,5% conforme o valor recebido. 

Os fundos imobiliários de papel, que têm em suas carteiras recebíveis com lastro no setor imobiliário, também distribuem rendimentos periodicamente. 

E, além dos rendimentos, também chamados de proventos, há a possibilidade de ganhos com a valorização das cotas  na Bolsa (evolução do patrimônio). 

Leque de FIIs: variados tipos disponíveis

Qualquer pessoa pode comprar cotas de fundos imobiliários, ou seja, esse investimento é considerado home broker. 

O grande desafio é selecionar bons FIIs para o portfólio, até porque há 436 opções de fundos imobiliários disponíveis para compra. 

Há os fundos de tijolos, por exemplo, que investem efetivamente em imóveis físicos com um foco específico — como lajes corporativas, galpões logísticos e  industriais, shoppings centers, etc. Também existem os fundos de papéis, voltados a títulos do mercado imobiliário — por exemplo, certificados de recebíveis imobiliários (CRIs), letras de créditos imobiliários (LCIs) e letras hipotecárias (LHs).  Por fim, como o próprio nome já diz, os fundos híbridos, que investem tanto em imóveis quanto em títulos imobiliários.

Portanto, o papel de profissionais especializados como assessores de investimentos, consultores e gestores de patrimônio é fundamental para o esclarecimento dos investidores e auxílio nas tomadas de decisão sobre FIIs mais adequados para as carteiras. Aliás, muitos investidores se confundem ao pensar que fundo imobiliário é um investimento de renda fixa, quando na verdade os FIIs são uma categoria de renda variável e sofrem oscilações das cotas. 

Esses tipos de fundos podem levar clientes a perderem capital com as desvalorizações dos imóveis ou a queda nos aluguéis, vacância ou inadimplência dos locatários. Da mesma forma, as cotas dos FIIs podem desvalorizar na Bolsa. 

Então, é imprescindível verificar os tipos de ativos que compõem as carteiras dos FIIs, conhecer as estratégias e os times de gestores, bem como o track record — o histórico de retorno. 

A plataforma Quantum Axis oferece dados e ferramentas analíticas para que os profissionais como você possam comparar FIIs e auxiliar seus clientes na escolha dos mais alinhados com seus perfis e objetivos.

Como usar o Quantum Axis para selecionar fundos imobiliários

Em meio a tantas alternativas no mercado, o Quantum Axis oferece ferramentas analíticas de dados qualitativos e quantitativos para o profissional encontrar o melhor fundo imobiliário para cada cliente. 

Logo na página inicial, o investidor tem acesso aos templates de seleção na página de busca de ativos. Com essa ferramenta, a nossa plataforma reúne uma lista de ativos com características similares, disponibilizando diversas informações oficiais e importantes para a tomada de decisão. No caso dos FIIs, o usuário tem fácil acesso a relatórios, carteiras e séries de diferentes categorias desses fundos.

Relatório de Fundos Imobiliários

Imagem: Quantum Finance

O Comparador de Ativos é outro aliado nesse processo. A primeira comparação no sistema é entre as características principais de dois ou mais fundos imobiliários. O investidor consegue visualizar inicialmente informações como gestora, CNPJ, classificação Anbima, administrador, públicos-alvo, taxas de administração e performance,  índice de performance, tipo e quantidade de imóveis. 

Confira abaixo um exemplo entre o fundo Alianza Trust Renda Imobiliária e o FII Torre Almirante.

Comparação entre dois fundos imobiliários

Imagem: Quantum Axis

Nosso comparador de ativos ainda permite uma análise de rentabilidade e de risco com o histórico de cada ativo nos respectivos aspectos em períodos específicos, determinados pelo próprio profissional. O usuário ainda consegue estipular um valor inicial de investimento para guiar a análise.

Além disso, é possível comparar o desempenho dos FIIs com o Ifix (Índice de Fundos de Investimentos  Imobiliários) ou com outros benchmarks do mercado.

Enquanto na análise de risco, o investidor pode conferir a volatilidade, o Índice de Sharpe, o número de dias com retorno positivo e negativo, entre outros dados. Veja abaixo um exemplo do gráfico de rentabilidade e risco, respectivamente.

Rentabilidade e riscos de dois fundos imobiliários

Imagem: Quantum Axis

O Quantum Axis também compara as carteiras dos fundos escolhidos. Além disso, o comparador demonstra duas óticas das carteiras dos fundos imobiliários: a individual — cotas compradas diretamente pelo fundo — e a consolidada — os ativos finais investidos. 

O profissional ainda consegue gerar um relatório com todas as informações sobre os fundos imobiliários em pdf, que pode ser enviado ao e-mail do cliente ou até ser compartilhado diretamente nas redes sociais.

Veja abaixo o exemplo de comparação entre os fundos e clique nos nomes para conferir as carteiras completas do Alianza Trust Renda Imobiliária Fundo Investimento Imobiliário e do FII Torre Almirante.

Carteiras de dois fundos imobiliários

Imagem: Quantum Axis

O comparador ainda permite ao usuário fazer simulações com os retornos bruto e líquido de taxas e tributos dos fundos imobiliários. O prazo e o montante também podem ser escolhidos na análise para auxiliar ainda mais na tomada de decisão.

Simulação de dois fundos imobiliários

Imagem: Quantum Axis

Além do Comparador de Ativos, o Quantum Axis também reúne um compilado de documentos oficiais dos fundos imobiliários. Nossa plataforma disponibiliza o histórico dos informes de desempenho mensais e trimestrais fornecidos pelas gestoras dos FIIs, as atas de assembleias, comunicados, demonstrações financeiras e informações de ofertas públicas.

Nossos clientes ainda têm acesso a um resumo produzido pelo nosso time de experts. O nosso Snapshot reúne as principais informações consolidadas em um único documento dinâmico e ágil. 

Nesse Snapshot, o profissional do setor de investimentos consegue obter informações rápidas de qualquer FII, um resumo das suas características, as taxas, as informações operacionais e contatos da gestora.

O Quantum Axis é a nossa solução mais completa, voltada para assessores de investimentos, consultores de investimentos e gestores de patrimônio. 

Reunimos informações do mercado financeiro em um só lugar para profissionais acessarem a qualquer momento via web ou dispositivo móvel. Tudo isso com um atendimento personalizado. Entre em contato conosco e venha transformar informação em poder.

Compartilhe este post

Menu