CAPA Melhores Ações 2021 Quantum Valor Investe

Compartilhe este post

Melhores Ações de 2021: Ranking Setembro

A rentabilidade dos ativos sempre precisa ser acompanhada, ainda mais em períodos de instabilidade. Ainda mais quando falamos do mercado de ações, que sofre bastante com acontecimentos políticos, econômicos e sociais. Desta forma, Carlos Heitor Campani, expert em Finanças, elaborou mais um ranking com as melhores ações de 2021 até o fechamento do mês de setembro. Utilizando a plataforma da Quantum, ele calcula, além da rentabilidade, o desvio-padrão, o alfa e o beta de cada papel constituinte do IBrX 100.  Confira abaixo a análise, divulgada no Valor Investe.

Quais são as Melhores Ações de 2021 até o momento?

Carlos Heitor Campani para o Valor Investe

O mês de setembro terminou e com isso trago os melhores e piores papéis da bolsa nos três primeiros trimestres do ano. Analiso o universo dos papéis (ações e units) que compõem o IBrX 100 atualmente. Este índice é um pouco mais abrangente do que o Ibovespa e escolhe seus 100 constituintes pelos maiores índices de negociabilidade, funcionando como um ótimo filtro de liquidez. Qualquer análise de ações que não estejam neste índice precisa ser feita com extrema atenção, pois a baixa liquidez esconde riscos que retornos diários não conseguem capturar.

É importante notar que utilizo retornos totais, ou seja, que incorporam eventuais dividendos, juros sobre capital próprio, splits, bonificações, aumentos de capital etc. Com isso, algumas das rentabilidades apresentadas adiante não serão exatamente iguais à variação da cotação do papel em 2021. Os dados para esta análise foram gentilmente cedidos pela plataforma Quantum Finance.

O alfa e o beta de uma ação

alfa e o beta são medidas importantes de rentabilidade ajustada ao risco e do risco sistemático do papel, respectivamente. Eles foram aqui calculados tendo por base o modelo CAPM (Capital Asset Pricing Model), onde utilizo o IBrA (Índice Brasil Amplo) como índice de mercado e o CDI como taxa livre de risco. Dessa forma, o alfa de um papel representa a rentabilidade obtida além daquela que se esperaria pelo risco assumido, sendo este risco medido pelo beta do papel. Todos os alfas foram anualizados, para facilitar comparações. Betas maiores que um significam risco acima do mercado, enquanto betas menores que um representam empresas que se expõem menos aos riscos do mercado.

Confira a seguir os top 10 de cada categoria. A planilha completa com os resultados consolidados pode ser baixada aqui. 

Faça o download aqui da planilha completa 

  • Autor da Análise: Carlos Heitor Campani – Professor de Finanças do Coppead/UFRJ. Pesquisador, Consultor e Autor na área de Investimentos, Previdência, Finanças Pessoais e Finanças Corporativas.
  • Sistema de Dados e Informações Financeiras:  Quantum Axis
  • Fonte:: Valor Investe– publicado em 06/10/2021

Compartilhe este post

Menu