Mercado de ETFs: Banco do Brasil passa a liderar disputa | Valor Investe

Mercado de ETFs: ETFs: Banco do Brasil lidera disputa mercado

Compartilhe este post

Mercado de ETFs: Banco do Brasil passa a liderar disputa | Valor Investe

Novidades na corrida das corretoras para garantir um espaço na disputa pelo Exchange Traded Fund (ETF), ou fundo de índice.  A Quantum antecipou o movimento, ao acompanhar os lançamentos de  ETFs e as mudanças nas taxas, como no caso da isenção do BOVX11, ETF da XP INc. Agora a BB DTVM, distribuidora do Banco do Brasil, reduziu a taxa de administração do BBOV11 de 0,18% para 0,02% ao ano. Com a mudança, o ativo passa a cobrar a menor taxa em um período permanente. Veja a matéria publicada no Valor Investe.

A partir de 17 de setembro, o fundo de índice do BB ultrapassa o ETF do BTG Pactual (IBOB11), que, até então, tinha a menor taxa de administração, de 0,03%, e passa a liderar a lista. Confira:

Mercado ETFs: taxas adm fundos atrelados ao Ibovespa Quantum Valor Investe

Mercado de ETFs em expansão

Os ETFs são considerados uma forma barata e prática de diversificar a carteira de pequenos investidores e permitem o acesso a mercados de ações, renda fixa, commodities, imobiliário e de criptomoedas no Brasil e em outros países. Esses produtos estão em ascensão no Brasil e a disputa pela atenção do investidor está cada dia mais acirrada. Eles representam apenas 0,6% na carteira dos investidores do país contra 18% em mercados desenvolvidos. No entanto, este tipo de investimento vem ganhando cada vez mais adeptos no mercado nacional.

A Quantum também realizou um levantamento em julho  sobre o número de cotista por ETF – resultado verificado na tabela a seguir:

Análise Mercado ETFs: evolução de cotistas por ETF Quantum

Todos os dados para análise dos ETFs foram retirados do Quantum Axis, a plataforma mais abrangente e robusta do mercado nacional. Usada por bancos, assets, corretoras e outros agentes do mercado, ela permite que profissionais do mercado encontrem em um só lugar todas as informações relevantes sobre ativos negociados no Brasil e no exterior.

 

Reportagem Original: Valor Investe — São Paulo
Matéria na íntegra: Valor Investe
Publicação: 17/09/2021

Compartilhe este post

Menu