fbpx

Quais as melhores ferramentas para assessores de investimentos?

Quais as melhores ferramentas para assessores de investimentos?

Compartilhe este post

Quais as melhores ferramentas para assessores de investimentos?

Dando sequência à série de Lives Quantum, na última quinta-feira (24/08), nosso evento online foi sobre as “As melhores ferramentas para assessores de investimentos”.

Aqui neste artigo separamos os highlights.

Nós abordamos três tópicos:

  1. Evolução da assessoria de investimentos no país e seus desafios
  2. Ferramentas para conquista de novos clientes
  3. Ferramenta para fidelização e manutenção da carteira de investidores

Evolução do número de assessores de investimentos

A assessoria de investimentos é um ramo profissional relativamente novo no país, mas que vem avançando de forma acelerada.

Diante da crescente oferta de ativos e fundos de investimento, as instituições financeiras – bancos e corretoras, têm cobiçado bons assessores e montado áreas específicas de distribuição de produtos com viés mais consultivo.

Por outro lado, cada vez mais os investidores têm acesso a informações, conteúdo educativo e buscam diversificar investimentos. Porém,  para fazerem isso de maneira mais assertiva, eles têm recorrido ao suporte de especialistas, entre os quais os assessores de investimentos.

Levantamos dados atualizados da Ancord, que é a entidade responsável pela certificação da categoria, sobre a evolução do número de assessores.

Veja abaixo a evolução nos últimos 12 meses e ano a ano:

 

Atualmente, são quase 24 mil assessores credenciados, sendo que mais de 18 mil atuam vinculados aos escritórios.

Há apenas 5 anos esses números eram bem menores: em torno de 6.600 credenciados e 4.650 ligados aos escritórios.

Ou seja, considerando o número total de credenciados, o crescimento foi de mais de 260% de 2018 para cá.

Mudanças e desafios

Recentemente, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) editou o novo marco regulatório dos assessores e, com ele, vieram novas possibilidades e desafios. Entre eles, o fim da exclusividade, que significa a abertura para trabalharem em mais de uma instituição financeira. E a possibilidade de trabalhar com outros produtos. Inclusive, vale destacar que a distribuição de produtos previdenciários está avançando nesse segmento.

Mas o que os assessores de investimentos mais querem? Segundo conversas de nossos especialistas com representantes da categoria, são basicamente duas coisas: conquistar mais clientes e atendê-los com qualidade. É aí que entra a tecnologia.

Ferramentas para conquistar clientes

Comparador de ativos 

Solução para pesquisar e comparar todos os tipos de ativos e fundos de investimentos oferecidos no mercado. Com ela, é possível analisar rentabilidade, risco e liquidez. Além disso, profissionais de mercado podem criar ativos personalizados.

Outra vantagem é a possibilidade de fazer simulações, isto é, projeções futuras dos investimentos em diversas janelas de tempo. Isso é pode ser aplicado principalmente em relação à previdência.

Comparador de portfólios 

É uma ferramenta que auxilia os profissionais a comparar carteiras e demonstrar os melhores ativos e estratégias.

Ao assessorar o cliente, é possível comparar a carteira que ele já tem com um portfólio simulado para explicar as vantagens de possíveis mudanças.

O comparador de portfolios permite:

  • Gerar backtests de Rentabilidade e Risco;
  • Visualizar o número de dias e o montante disponível para resgate em análise da Liquidez;
  • Consultar a posição consolidada dos ativos que compõem cada um dos portfólios.

Ferramenta para fidelização e manutenção da carteira de clientes

Depois de fazer reuniões, demonstrações de ativos e carteiras e captar novos clientes, é preciso fazer um acompanhamento personalizado. E a solução de consolidação e monitoramento de carteiras da Quantum é a ideal para isso.

Consolidador de carteiras

O consolidador reúne, em um só lugar, informações das posições em bancos, corretoras e até portfólios em mercados de outros países. Assim, é possível ter uma visão global da carteira de cada investidor e acompanhar a evolução das estratégias e recomendações.

Com ele, é possível:

  • Cadastrar uma estratégia para cada ativo;
  • Ver a evolução total da carteira;
  • Monitorar o ganho financeiro e contribuição de performance por estratégia e por ativo;
  • Avaliar os riscos por meio de vários indicadores como volatilidade e índice de Sharpe;
  • Acompanhar os eventos passados e futuros relacionados aos ativos da carteira, como dividendos, cupons e vencimentos dos papéis;
  • E muito mais.

Vale ressaltar que é possível conceder o acesso mobile do consolidador aos clientes para acompanharem a evolução das recomendações e estratégias. Isso representa um atendimento mais próximo e transparente.

Então, apresentamos neste artigo as principais ferramentas para impulsionar o dia a dia de quem faz assessoria de investimentos.

Aqui na Quantum temos um compromisso muito grande com a inovação e tecnologia e entendemos que inovar é uma atividade de mão dupla. Nossos especialistas e analistas estão sempre conversando com usuários e representantes do mercado para desenvolverem as soluções mais adequadas para cada atividade.

Caso queira saber mais, fale com nossos experts:

Compartilhe este post

Menu