Investing.com Análise Small Caps 2021 Quantum Finance Junho 2021

Compartilhe este post

Desempenho Small Caps 2021 | Investing.com

Com o desempenho da Bolsa de Valores em maio, sinalizando possíveis recordes nos próximos meses,  identificar oportunidades  ainda não exploradas pode beneficiar o investidor. Dessa forma, o expert em Finanças Carlos Heitor Campani analisou as melhores e piores  small caps em 2021. As small caps, consideradas ações e units de empresas consideradas pequenas na bolsa, são as listadas no IBrA (Índice Brasil Amplo, da B3) e não no Ibovespa.

Campani analisou, em sua coluna no portal Investing.com, 95 papéis pertencentes ao IBrA, utilizando dados da Quantum. Dos 95 papéis analisados, 46 apresentaram rentabilidade superior ao Ibovespa  Para efeito de comparação,  ele também considerou o principal índice da bolsa e o índice SMLL, que procurar mapear esse mercado de small caps (pequenas empresas listadas na B3 – SA:B3SA).

A seguir, algumas rentabilidades.

Top 20 Small Caps – Maiores rentabilidades 

20 Small Caps – Menores rentabilidades 

“Para um gestor, quanto mais ativos diferentes ele tiver na mesa melhor, pois assim ele poderá compor uma carteira mais bem diversificada, ou seja, com menor exposição a risco, sem abrir mão de rentabilidade.”, atesta Campani no artigo. Ele recomenda que o investidor acompanhe com cautela o setor, procurando atenuar riscos com cautela e diversificação para obter ganhos consistentes no longo prazo.

É importante ressaltar que Campani utiliza retornos totais, ou seja, que incorporam eventuais dividendos, JCP, splits, bonificações, aumentos de capital etc. Com isso, alguns das rentabilidades apresentadas a seguir não serão exatamente iguais à variação da cotação do papel em 2021. O professor disponibilizou a planilha com todos os cálculos em seu site – é só clicar aqui e baixar a planilha.

 

Autor da Análise: Carlos Heitor Campani – Professor de Finanças do Coppead/UFRJ. Pesquisador, Consultor e Autor na área de Investimentos, Previdência, Finanças Pessoais e Finanças Corporativas.
Fonte: Investing.com– publicado em 11/6/2021

 

Compartilhe este post

Menu